Esporte News Mundo
·24 de janeiro de 2026
Contra o tabu e a má fase: Atlético busca superar retrospecto negativo diante do Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·24 de janeiro de 2026

Ano novo, velhos problemas. Mesmo com a chegada de Sampaoli em setembro de 2025, o Atlético vem sofrendo para encontrar estabilidade. A derrota na final da Sudamericana contra o Lanús foi o golpe mais duro para um time marcado pela inconstância.
E, se o torcedor do Galo esperava dias melhores em 2026, a realidade não se mostra muito diferente do ano passado, e acende o alerta às vésperas do clássico contra o Cruzeiro, neste domingo, pelo Campeonato Mineiro.
Desde o vice continental, são 8 jogos e somente 2 vitórias. A defesa é um ponto a ser questionado, já que tem a média de 1 gol sofrido por jogo, levando em conta esse período.
Em 2026, dois dos três gols sofridos pelo Atlético ocorreram pelo lado esquerdo, o que mostra a vulnerabilidade da equipe alvinegra nesse setor.
Outro fator que chama a atenção é a falta de variabilidade tática por parte de Sampaoli, que apesar de ainda não conseguir contornar os mais resultados, insiste com o esquema de 3 zagueiros.
Soma-se a isso o tabu do argentino contra o Cruzeiro, rival de amanhã pelo Estadual: em 5 duelos contra a equipe celeste, Sampaoli só venceu um, quando comandava o Santos: 4×1 pelo Brasileirão de 2019. O técnico perdeu outros dois jogos e empatou dois.
Além disso, o Atlético não vence o maior rival há quase um ano: o último triunfo foi em fevereiro de 2025, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, quando Hulk marcou duas vezes e deu a vitória ao Galo.
Amanhã, na Arena MRV, o alvinegro tem não apenas a chance de encerrar esse jejum, mas também a oportunidade de encontrar calma em meio a turbulência.









































