oGol.com.br
·09 de janeiro de 2026
Corinthians mira o bicampeonato do Paulistão para fazer outro ano vitorioso em 2026

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·09 de janeiro de 2026

O Corinthians vem embalado para conquistar o bicampeonato do Paulista. Depois de um 2025 conturbado fora das quatro linhas, mas vitorioso dentro delas, pelos títulos do Paulista e da Copa do Brasil, o Timão entra no estadual de 2026 para desbancar os rivais e aumentar a contagem de troféus paulistas. Nem por isso, porém, será fácil para a equipe alvinegra.
De olho em seguir erguendo taças no ano que há pouco se iniciou, o Corinthians manteve o copeiro Dorival Júnior no comando. O comandante disputará o primeiro Paulistão pela "nova" equipe, e traz consigo uma larga experiência no torneio que pode ajudar o clube do Parque São Jorge a conquistar a 32ª taça e se isolar mais ainda como maior vencedor do estadual.
Dorival Júnior chegou ao terceiro título de Copa do Brasil em quatro anos. Além do cenário nacional, sua experiência também é grande em São Paulo: o comandante iniciou sua carreira como treinador no estado e é bicampeão do Paulistão, em 2010 e 2016. Agora, Dorival quer voltar a conquistar o estadual paulista após dez anos. E, para 2026, o sangue alvinegro não esfriou. O Corinthians ye, tudo para seguir em busca dos troféus, ao menos é o que garante a diretoria.
"Encontrei um grupo motivado, feliz, sorridente e focado, sabendo dos objetivos do clube para a temporada, de que em cada jogo temos que dar o nosso melhor para alegrar nossa torcida e dar orgulho para quem acompanha o Corinthians. Estaremos aqui todos os dias dando o nosso melhor com os profissionais qualificados que têm no CT, sempre pelo bem do Coringão", disse Marcelo Paz, executivo de futebol da equipe, na reapresentação para a pré-temporada.
A permanência de Dorival Júnior era uma certeza no Parque São Jorge. O vínculo entre as partes é válido até o fim de 2026 e, diante de duas conquistas importantes, a manutenção ou não do trabalho sequer foi discutida. Para continuar "de bem" com a massa corintiana, Dorival terá de fazer bonito no Paulistão, mas fato é que não será fácil. Para rumar ao bi, o Timão enfrentará Ponte Preta, Bragantino, São Paulo, Santos, Velo, Capivariano, Palmeiras e São Bernardo nos jogos da primeira fase.
Diante dos entraves financeiros relacionados a contratação de Félix Torres junto ao Santos Laguna, o Corinthians iniciou 2026 proibido de contratar. Foi só um dia antes da estreia que o Timão resolveu as pendências junto à FIFA e foi possibilitado de anunciar reforços novamente. Quem deve ser oficializado com a camisa preto e branca nos próximos dias é o zagueiro Gabriel Paulista.
Outro "reforço" do clube é Pedro Raúl, que retornou de empréstimo do Ceará e deve ser aproveitado por Dorival. Alex Santana e Renato Santos, que defenderam Grêmio e Atlético Goianiense em 2025, nesta ordem, também voltaram, mas não devem seguir no clube. Héctor Hernández, afastado desde agosto, também procurará um novo clube.
E, em toda renovação, saídas são necessárias. Não foi diferente com o Timão, que deu adeus a algumas peças conhecidas da torcida. Talles Magno retornou de empréstimo para o New York City, Maycon se tornará jogador do Atlético Mineiro, Ángel Romero chegou ao fim de seu contrato e Félix Torres deve se tornar jogador do Internacional muito em breve.
"Queremos manter uma grande parte do elenco. Porém, para o equilíbrio financeiro, vai ter que ter venda. E o Corinthians, que passa por uma reestruturação, vai ter que vender. Mas, para ter resultado esportivo e para ter conquista, vamos qualificar esse elenco. Não vender jogador, não cumpre orçamento. Não vai ter como. É fazer a melhor venda possível. E esse ano acredito que faremos a maior venda da história do clube", pontuou Marcelo.
Saídas: Romero, Renato, Alex Santana, Talles Magno e Maycon
Não poderia ser outro senão quem decidiu a Copa do Brasil. A artilharia do Corinthians em 2025 foi de Yuri Alberto, com 19 gols, mas Memphis, com seus 12 tentos anotados e dez assistências, foi o líder de contribuições diretas em gol. O holandês foi o atacante com mais participações diretas em gol em mata-matas em 2025, dentre os companheiros de posição da Série A, com nove contribuições. A renovação de contrato, porém, ainda é uma incógnita.
O volante de 19 anos teve boa sequência com Dorival Júnior no fim da temporada de 2025, sendo importante na reta final da Copa do Brasil. A expectativa é que, para 2026, o camisa 49 tenha ainda mais minutos, principalmente durante o Paulistão, e assuma, quem sabe, um papel crucial no esquema tático do clube alvinegro. Pode herdar a vaga deixada por Maycon na rotação do elenco.
Assim como Palmeiras, Santos e São Paulo, o Corinthians entra em todos os Campeonatos Paulistas para disputar o título. Embalado pelas duas conquistas em 2025, o Timão tem praticamente o mesmo grupo para rumar ao bicampeonato, mas a disputa com as demais equipes será dura, como sempre. Um título pode iniciar 2026 com o pé direito, como aconteceu em 2025.









































