Fala Galo
·18 de outubro de 2025
Corinthians x Atlético: prováveis escalações, estatísticas, curiosidades e arbitragem; confira

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·18 de outubro de 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Neste sábado (18), às 18h30, o Atlético vai até São Paulo para enfrentar a equipe do Corinthians, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 29ª rodada do Brasileirão. O Galo está na 14ª posição, com 30 pontos. Uma vitória fora de casa, além de ajudar o clube a se afastar cada vez mais do Z4, dá confiança para o “duríssimo duelo” contra o Independiente del Valle, na próxima terça-feira (21), no Equador, pelo primeiro jogo da semifinal da CONMEBOL Sul-Americana. O confronto contra a equipe paulista terá transmissão do Amazon Prime Vídeo (Streaming).
O Atlético chega ao duelo sob pressão para embalar na temporada. No empate com o Cruzeiro, na última quarta-feira, o técnico Jorge Sampaoli não pôde contar com Alan Franco e Junior Alonso, convocados por suas seleções, além de Igor Gomes e Vitor Hugo, suspensos.
Para esta rodada, há a possibilidade de o treinador poupar alguns titulares, já de olho no confronto com o Del Valle, pela Sul-Americana. Mesmo assim, a tendência é que as mudanças sejam pontuais, já que o Galo também precisa somar pontos no Brasileirão. Entre as alterações previstas estão as entradas de Hulk, na vaga de Rony, e de Igor Gomes, no lugar de Fausto Vera. Na lateral direita, Ruan deve assumir a posição de Saravia. Estão pendurados com dois cartões amarelos: Gustavo Scarpa, Reinier, Fausto Vera, Caio Paulista e Guilherme Arana.
Portanto, provável time titular do Atlético para encarar o Corinthians tem: Everson; Ruan (Saravia), Vitor Hugo e Alonso; Gustavo Scarpa, Alan Franco, Igor Gomes (Fausto Vera), Guilherme Arana e Bernard. Hulk (Rony) e Dudu. Técnico: Jorge Sampaoli.
O Corinthians vem de derrota por 3 a 1 para o Santos, resultado que acendeu o alerta no clube pela proximidade da zona de rebaixamento. O Vitória, primeiro time dentro do Z-4, reduziu a diferença para cinco pontos. O duelo com o Atlético marcará o retorno de peças importantes, entre elas o técnico Dorival Júnior, que cumpriu dois jogos de suspensão, e o goleiro Hugo Souza, que estava a serviço da Seleção Brasileira.
Para enfrentar o Galo, Dorival deve reforçar o setor ofensivo com Rodrigo Garro e Memphis Depay. O jovem Gui Negão também é opção, caso o treinador opte por preservar o atacante holandês. Outros reforços à disposição são Félix Torres, José Martínez, Ángel Romero e o peruano André Carrillo, recuperado de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo.
Sendo assim, o provável time titular do Corinthians para enfrentar o Atlético tem: Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, João Pedro e Matheus Bidu; Maycon, Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Gui Negão) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
Atlético e Corinthians se enfrentaram pela primeira vez em 30 de maio de 1929, na inauguração do Estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte. O Galo venceu por 4 a 2, com três gols do artilheiro Mário de Castro e um de Said. Para o time paulista, marcaram Valeriano e De Maria.
Ao longo das décadas, os clubes protagonizaram confrontos marcantes, inclusive uma decisão de título nacional, em 1999. Naquele ano, disputaram uma melhor de três partidas para definir o campeão brasileiro. O Atlético contava com nomes como Velloso no gol, Caçapa e Galván na zaga, além de Alexandre Gallo, Beletti e Robert no meio-campo.
No ataque, a dupla Marques e Guilherme vivia grande fase, sob o comando de Humberto Ramos, ex-meia e ídolo do clube. Humberto foi o autor do passe que resultou no gol histórico de Dadá Maravilha, na conquista do primeiro título brasileiro do Galo, em 1971, contra o Botafogo.
No primeiro jogo da final de 1999, o Atlético venceu por 3 a 2, com Guilherme marcando os três gols da equipe. Artilheiro do campeonato, ele se tornou o primeiro jogador a marcar três vezes em uma final de Brasileirão. Vampeta e Luizão descontaram para o Corinthians.
Guilherme de Cássio Alves é o artilheiro da história do duelo e o primeiro jogador a marcar três gols em uma final de Brasileirão. Foto: Atlético / Reprodução
No segundo jogo da final de 1999, disputado no Morumbi, em São Paulo, o Corinthians venceu o Atlético por 2 a 0, com dois gols de Luizão. Na partida decisiva, novamente na capital paulista, o empate sem gols garantiu o título brasileiro ao time alvinegro paulista.
Anos depois, em 2014, os clubes voltaram a se cruzar nas quartas de final da Copa do Brasil. No primeiro duelo, na então Arena Corinthians, os donos da casa venceram por 2 a 0, com gols de Guerrero e Luciano. No jogo de volta, no Mineirão, o Atlético precisava vencer por três gols de diferença.
O cenário ficou ainda mais difícil quando Guerrero abriu o placar logo no início. Mas o Galo reagiu, empurrado pela torcida e pelo grito de “Eu acredito”, que se tornaria símbolo daquela campanha. A virada veio em uma noite memorável: o time marcou quatro vezes, e Edcarlos, nos minutos finais, selou a classificação para as semifinais.
Ao todo, Atlético e Corinthians já se enfrentaram 75 vezes pelo Campeonato Brasileiro. Foram 25 vitórias do Galo, 20 empates e 30 triunfos corintianos. O artilheiro histórico do confronto é Guilherme, com 12 gols. A maior goleada atleticana ocorreu em 29 de agosto de 2007, pela 22ª rodada da competição, quando o Atlético venceu por 5 a 2, no Mineirão. Os gols foram marcados por Vanderlei (2), Danilinho, Marquinhos e Éder Luís.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), escalou Alex Gomes Stefano, do Rio de Janeiro para comandar o duelo. Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa, também do Rio de Janeiro e Francisco Chaves Bezerra Junior, do Pernambuco. Já o comando do VAR terá Daniel Nobre Bins, do Rio Grande do Sul.
O árbitro Alex Gomes Stefano volta a apitar uma partida do Atlético. Na semana passada, no dia 9 de outubro, ele comandou a vitória do time mineiro por 3 a 1 sobre o Sport, quando assinalou 21 faltas e aplicou seis cartões amarelos. Já na rodada anterior, o juiz foi alvo de críticas por não marcar um possível pênalti para o Flamengo no clássico contra o Botafogo.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads |Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok
Ao vivo