Revista Colorada
·02 de julho de 2025
Criação de uma liga única no Brasil ganha força; saiba mais

In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·02 de julho de 2025
Nas últimas temporadas, as equipes do futebol brasileiro estão se organizando para diminuir o controle da CBF sobre as principais divisões nacionais.
A criação da Liga Forte União, grupo que o Internacional está incluído, e da Libra, por exemplo, foi um meio para as equipes assumirem o controle da venda dos direitos de transmissão.
Diante deste cenário, um novo passo está sendo discutido visando a temporada de 2027. Os detalhes foram revelados pelo jornal “Estadão”.
Um documento já está sendo analisado pelos executivos da LFU e da Libra visando a união das duas partes em prol do controle das duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro.
Em 2026, a organização ainda seria responsabilidade da CBF, mas isso seria alterado a partir da temporada de 2027.
A ideia é a criação de um “novo Brasileirão” organizado pelos clubes, com responsabilidades em relação ao calendário e as regras das duas primeiras divisões nacionais.
Além disso, a arbitragem também deverá passar a ser administrada pelas equipes. O objetivo é a criação de um fundo de investimento, para aporte financeiro aos árbitros e instalação de tecnologias.
Esse segundo tema, contudo, poderá demorar um pouco mais para ser colocado em prática, mantendo o auxílio da CBF nas primeiras temporadas.