Cruzeiro age rápido e anuncia chegada de Tite para substituir Leonardo Jardim | OneFootball

Cruzeiro age rápido e anuncia chegada de Tite para substituir Leonardo Jardim | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·16 de dezembro de 2025

Cruzeiro age rápido e anuncia chegada de Tite para substituir Leonardo Jardim

Imagem do artigo:Cruzeiro age rápido e anuncia chegada de Tite para substituir Leonardo Jardim

A diretoria do Cruzeiro agiu com rapidez no mercado e definiu Tite como o novo treinador da equipe após a saída de Leonardo Jardim. O nome do técnico foi escolhido pela cúpula celeste e, depois do acerto dos últimos detalhes com seus representantes na manhã desta terça-feira, acabou oficialmente anunciado pelo clube.

Com o novo comando definido, o Cruzeiro já projeta o início da próxima temporada. A equipe celeste tem estreia marcada no Campeonato Mineiro no dia 10 de janeiro, quando recebe o Pouso Alegre no Mineirão. Já pelo Campeonato Brasileiro, o primeiro desafio será contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim do próximo mês. Tite chega ao clube com contrato válido até o fim de 2026.


Vídeos OneFootball


Tite desembarca na Toca da Raposa para ocupar a vaga deixada por Leonardo Jardim. O treinador português havia sido contratado em fevereiro deste ano para substituir Fernando Diniz. Após um início conturbado, Jardim conseguiu dar um padrão tático ao Cruzeiro e, sob seu comando, o time alcançou a semifinal da Copa do Brasil e encerrou a Série A na terceira colocação, garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026.

Ao todo, foram 55 partidas, com 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. A despedida do técnico ocorreu nesta segunda-feira, quando ele comunicou a decisão de fazer uma pausa na carreira, citando a necessidade de preservar a saúde física e mental.

Aos 64 anos, Tite não assume um trabalho desde setembro do ano passado, quando foi demitido pelo Flamengo após ser eliminado pelo Peñarol na Copa Libertadores da América. O técnico chegou a ficar próximo de retornar ao Corinthians no início deste ano, mas resolveu fazer uma pausa na carreira para cuidar da sua saúde mental. O Internacional, de Porto Alegre, era outra equipe que estava interessado em contar com o treinador.

Os principais trabalhos de Tite foram no Corinthians e na Seleção Brasileira. No Parque São Jorge, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), a Copa Libertadores da América de 2012 e o Mundial de Clubes da FIFA no mesmo ano. Também venceu a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista.

Em 2016, Tite assumiu o comando da Seleção Brasileira, onde permaneceu até 2022. À frente da equipe nacional, disputou 81 partidas, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas, alcançando 80% de aproveitamento. No período, conquistou a Copa América de 2019 e comandou o Brasil em duas edições da Copa do Mundo, em 2018 e 2022.

No seu último trabalho no Flamengo, Tite ficou por quase um ano. Foi anunciado em outubro de 2023 e estreou justamente contra o Cruzeiro, pelo Brasileiro, e venceu por 2 a 0, no Mineirão. Pelo Rubro-negro foram 70 jogos, com 41 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 64,7%. Seu time marcou 109 gols e sofreu 50. O técnico conquistou o Campeonato Carioca pela equipe.

Saiba mais sobre o veículo