Cruzeiro encara o Fortaleza buscando reabilitação. Histórico recente mostra equilíbrio em confronto | OneFootball

Cruzeiro encara o Fortaleza buscando reabilitação. Histórico recente mostra equilíbrio em confronto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Deus me Dibre

Deus me Dibre

·18 de outubro de 2025

Cruzeiro encara o Fortaleza buscando reabilitação. Histórico recente mostra equilíbrio em confronto

Imagem do artigo:Cruzeiro encara o Fortaleza buscando reabilitação. Histórico recente mostra equilíbrio em confronto

O confronto entre Cruzeiro e Fortaleza tem sido marcado pelo equilíbrio nos últimos anos do Campeonato Brasileiro. Desde 2019, os clubes se enfrentaram sete vezes, com leve vantagem para o time cearense, que soma três vitórias, contra duas do Cruzeiro e dois empates. O empate no número de gols (7 a 7) reforça a paridade entre as equipes nesse período.

O primeiro encontro desse recorte terminou com vitória do Fortaleza por 2 a 1, no Castelão, enquanto o Cruzeiro reagiu no returno, empatando em 1 a 1 no Mineirão. Depois do retorno à Série A, em 2023, os mineiros voltaram a enfrentar o adversário: derrota por 1 a 0 em casa e vitória pelo mesmo placar no Castelão.


Vídeos OneFootball


Em 2024, empate em 1 a 1 no primeiro turno e triunfo do Fortaleza por 2 a 1 em Cariacica. No duelo mais recente, em maio de 2025, o Cruzeiro levou a melhor novamente fora de casa, vencendo por 2 a 0 e encurtando a diferença no retrospecto.

Atualmente, o Cruzeiro vive boa fase como mandante. A equipe soma 32 pontos em casa, apenas três a menos que o Palmeiras, que encara o Flamengo neste domingo (19). São 10 vitórias, dois empates e duas derrotas no Mineirão, com 26 gols marcados e 11 sofridos, desempenho quase idêntico ao do líder paulista.

O Fortaleza, por outro lado, tenta reagir. A equipe ocupa a 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 24 pontos, sete a menos que o Santos, primeiro fora do Z4.

Situação das equipes para o jogo

O técnico Leonardo Jardim terá reforço importante: o zagueiro Fabrício Bruno, que estava com a Seleção Brasileira, retorna e deve formar dupla com Villalba. Por outro lado, não terá Cássio (protocolo de concussão), Kaio Jorge (suspenso), Kaiki (suspenso), Fagner e Matheus Henrique (lesionados). Gabigol deve ser titular no ataque, enquanto o jovem Kauã Prates, de 17 anos, deve ocupar a lateral esquerda. No gol, Léo Aragão será o substituto de Cássio. O atacante Luis Sinisterra ainda se recupera de lesão e dificilmente será relacionado.

No Fortaleza, o treinador Martín Palermo também enfrenta desfalques importantes. Estão suspensos Adam Bareiro, Benjamín Kuscevic, Pablo Roberto, Gastón Ávila e Deyverson. Além deles, o departamento médico conta com João Ricardo, Benevenuto, Lucas Crispim, Matheus Pereira e Allanzinho, todos fora da viagem para Belo Horizonte.

Saiba mais sobre o veículo