Esporte News Mundo
·25 de novembro de 2025
Cruzeiro faz acordo com STJD e titulares escapam de punição

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·25 de novembro de 2025

O Cruzeiro conseguiu evitar que dois de seus principais jogadores ficassem fora da reta final da temporada.
A diretoria celeste firmou um acordo com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, com isso, encerrou antecipadamente os processos disciplinares envolvendo o atacante Kaio Jorge e o volante Lucas Romero.
Ambos corriam risco de suspensão por episódios ocorridos no clássico contra o Atlético-MG, pela 28ª rodada do Brasileiro. A informação foi confirmada pelos jornalistas Thaynara Amaral, Samuel Venâncio e Leonardo Gimenez, da Central da Toca.
A solução encontrada foi a transação disciplinar, mecanismo previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que permite substituir o julgamento por uma pena alternativa negociada entre clube e tribunal.
A confirmação da homologação foi revelada pelo advogado cruzeirense João Marcello Costa, durante o julgamento que absolveu o zagueiro Fabrício Bruno nesta terça-feira (25). O STJD ainda divulgará oficialmente as contrapartidas assumidas pelo clube e pelos atletas.
O processo envolvia denúncias registradas no dia 18 de novembro. Kaio Jorge respondia aos artigos 243-F (ofensa à honra) e 254-A (agressão física), este último com previsão de suspensão de 4 a 12 partidas. Já Lucas Romero havia sido denunciado apenas no artigo 243-F.
A partida marcada por tensão e reclamações terminou com forte contestação dos jogadores do Cruzeiro à arbitragem de Paulo César Zanovelli.
Em um dos lances capitais, o árbitro assinalou erroneamente o escanteio que resultou no gol do Atlético, quando a bola havia saído por último em Dudu, e não no zagueiro Jonathan Jesus. A confusão gerou protestos imediatos. Kaio Jorge, que chegou a alegar “roubo” por parte do árbitro, acabou expulso.
Antes disso, Zanovelli chegou a levantar cartões vermelhos para Kaiki, Romero e novamente para Kaio, mas recuou nas três decisões.
No mesmo julgamento desta terça-feira, o zagueiro Fabrício Bruno foi absolvido. Ele era acusado por lance que resultou em expulsão no duelo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 30ª rodada. Enquadrado no artigo 250 do CBJD, que trata de ato desleal ou hostil, ele poderia pegar até três jogos de suspensão. Com a absolvição, segue disponível para Leonardo Jardim.
Com o acordo firmado e a situação resolvida, o Cruzeiro garante peças importantes para a sequência do Brasileirão e para as semifinais da Copa do Brasil, mantendo seu elenco titular intacto em um dos momentos mais decisivos do ano.









































