MundoBola
·10 de dezembro de 2025
Cruzeiro x Corinthians: a trajetória das equipes na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·10 de dezembro de 2025

Adversários da ida da semifinal da Copa do Brasil, Corinthians e Cruzeiro iniciam a disputa por uma vaga na final na noite desta quarta-feira (10). Com campanhas muito parecidas, as equipes medirão forças a partir das 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Ambos os clubes começaram a trajetória na competição na terceira fase. Enquanto o Corinthians superou o Novorizontino, vencendo os dois confrontos por 1 a 0, o Cruzeiro também foi superior e passou pelo Vila Nova-GO com um 2 a 0 na ida, e um 3 a 0 em Goiânia.
Nas oitavas de final, enquanto o Cruzeiro teve um confronto com uma equipe de um escalão a baixo em relação à divisão no Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi obrigado a enfrentar o Palmeiras, maior rival estadual e um dos favoritos ao título.
Dessa forma, o time paulista fez história: venceu os dois duelos contra o rival, tanto na Neo Química Arena quanto no Allianz Parque. Já o Cruzeiro, empatou por 0 a 0 em casa, e venceu por 2 a 0 no Estádio Rei Pelé, em Alagoas.
Diferente do Corinthians, o Cruzeiro enfrentou seu maior rival de Minas Gerais, o Atlético-MG, nas quartas de final da Copa do Brasil. Superior e com larga vantagem, o time celeste venceu ambos os jogos por 2 a 0 e passou sem sustos rumo a semifinal da competição.
Do outro lado, o Corinthians também recebeu um Atlético: o Athlético-PR. Rebaixado à Série B no ano anterior, o time impôs dificuldades aos comandados de Dorival Júnior, mas não foram capazes de superar a força defesiva do Timão.
Assim, dentro da Ligga Arena, o Corinthians venceu por 1 a 0. Na volta, em casa, diante da sua torcida, o Timão voltou a se impor e novamente conquistou um bom resultado, por 2 a 0, na Neo Química Arena.
Ambas as equipes, diante da trajetória em comum, tem uma importante estatística carregada para a semifinal da Copa do Brasil. Fortes defensivamente, Corinthians e Cruzeiro não sofrerem nenhum gol nesta edição da competição.
Ao todo, os times entraram em campo em seis oportunidades e não foram vazados nenhuma vez.
O número, no entanto, se refletiu na campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, mas não se repetiu no Corinthians. Enquanto a Raposa, comandada por Leonardo Jardim, sofreu 31 gols e foi a segunda melhor defesa, atrás do Flamengo, o Timão sofreu 47 e foi a 10ª defesa do torneio.
Diferente do Corinthians, o Cruzeiro possui o artilheiro da Copa do Brasil. Principal goleador também no Brasileirão, o atacante Kaio Jorge marcou cinco vezes na competição. Na vice-colocação, está outro atleta do time celeste: o meia Eduardo, que fez três gols.
Do lado paulista, o grande nome do ataque do Corinthians é Gui Negão. Reserva do técnico Dorival Júnior, o jovem centroavante participou de dois jogos e marcou dois gols.
Os outros quatro jogadores presentes na lista com apenas um gol são: o zagueiro Gustavo Henrique, o lateral Matheus Bidu, o meia Rodrigo Garro e o atacante Yuri Alberto.









































