Alemanha FC
·29 de abril de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·29 de abril de 2024
Por Guilherme Costa
A manhã do dia 28 de maio de 2023 ficou marcada na história do Heidenheim, quando a equipe comandada por Frank Schmidt empatou e virou o jogo contra o Jahn Regensburg nos acréscimos, garantindo o título inédito da 2.Bundesliga, uma vez que o então líder Darmstadt fora goleado pelo Greuther Furth. Mesmo com a derrota, os Lírios subiram para a Bundesliga com o campeão inédito.
Pouco menos de um ano depois, Nikola Dovedan marcou o gol da vitória do Heidenheim ante o Darmstadt, aos 90 minutos, confirmando o rebaixamento do lanterna do campeonato, e eliminando qualquer chance de rebaixamento do estreante na Bundesliga. Tal sucesso - bastante além do esperado - obviamente se deve ao treinador de longa data, Frank Schmidt, e a diretoria que conseguiu manter a base da equipe campeã da segunda divisão da temporada passada.
Tal sucesso, inclusive, também deixou os Blau-Rot com uma diferença considerável para equipes como o Colônia, Mainz, Bochum, Union Berlin e Borussia Monchengladbach (além do decepcionante Wolfsburg).
Desses cinco times, o Colônia é a que tem a situação mais crítica (que poderia ser pior, caso Florian Kainz não convertesse o pênalti sofrido nos acréscimos). Ao empatar com o Mainz, os Bodes estão a sete pontos do primeiro time fora da zona do descenso (Bochum) e a cinco do adversário de ontem - a equipe que está na condição de jogar o playoff de acesso contra o terceiro colocado da 2. Bundesliga.
Se para o Colônia "poderia ser pior", para o Mainz não há copo meio cheio com a frustração do empate de ontem. Embora a distância para Bochum e Union Berlin seja de apenas dois pontos, com nove a serem disputados, os 05ers perderam uma chance de ouro para escapar do rebaixamento.
Na verdade, há sim um copo cheio para o Mainz de apegar!
No próximo domingo, 5, Union Berlim e Bochum se enfrentam num confronto que poderá definir de vez os seus respectivos futuros. O Mainz encerrará a rodada de domingo, contra o Heidenheim, sabendo do resultado e com chances de deixar a antepenúltima colocação.
Com três rodadas para o fim da temporada, e entre o Colônia - que precisa de um milagre - e o Monchengladbach - que precisaria se esforçar muito para cair , Mainz, Bochum (que venceu bem o Hoffenheim em casa, dando um grande recado aos concorrentes) e Union Berlin tem a tensa missão de não poder cometer qualquer tipo de erro, além de se agarrar na esperança: que é a última que morre (e cai)!
Colônia
: Freiburg, Union Berlin e Heidenheim
Mainz
: Heidenheim, Borussia Dortmund e Wolfsburg
Bochum
: Union Berlin, Bayer Leverkusen e Werder Bremen
Union Berlin
: Bochum, Colônia e Freiburg
Borussia Mönchengladbach
: Werder Bremen, Eintracht Frankfurt e Stuttgart