Gazeta Esportiva.com
·11 de fevereiro de 2026
Defesa do São Paulo terá prova de fogo contra poderio ofensivo do Grêmio

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 de fevereiro de 2026

A defesa do São Paulo terá uma grande ‘prova de fogo’ pela frente na partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, agendada para a noite desta quarta-feira. O Tricolor paulista, que começou a temporada com instabilidade no setor defensivo, enfrentará um ataque que iniciou o ano em alta.
Em nove partidas disputadas em 2026, o Tricolor foi vazado 13 vezes, o que representa uma média de 1,44 gol por jogo. A defesa passou ilesa em apenas dois compromissos até aqui: nas vitórias por 2 a 0 sobre o Santos e por 1 a 0 diante do São Bernardo, ambas pelo Campeonato Paulista.
O técnico Hernán Crespo, inclusive, reconheceu o momento delicado do sistema defensivo tricolor e pregou a necessidade de ajustes para melhorar a situação.
“Claro que preocupa. O time é ofensivo demais. Dá coisas importantes na frente, mas tem que ter equilíbrio. Não é fácil cobrir todo o campo, defender jogadores agudos de um contra um. Fica uma situação de transições contra transições, precisamos controlar melhor. Tem jogos que os espaços são grandes e temos que marcar, os adversários vão jogar em transições, com jogadores rápidos. Não dá para jogar assim com jogos a cada três dias”, avaliou.
Na atual temporada, o São Paulo já atuou tanto com o sistema de três zagueiros como em uma linha de quatro. Para a comissão técnica, é importante que o Tricolor tenha alternativas para poder montar um time equlibrado.
A defesa do São Paulo, que começou a temporada sob instabilidade, terá uma das maiores provas de fogo do ano nesta quarta-feira. O ataque do Grêmio iniciou 2026 com números muito positivos e promete dar trabalho aos zagueiros do Tricolor.
O setor ofensivo gremista, liderado pelo centroavante Carlos Vinícius, marcou 21 gols em apenas nove partidas nesta temporada, o que representa uma média de 2,33 gols por jogo. A defesa, por outro lado, também oscila, com 11 tentos sofridos.
O ataque do Grêmio não balançou as redes em apenas um jogo este ano: na derrota por 1 a 0 para o São José, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Em contrapartida, por exemplo, chegou a golear o Botafogo e marcou cinco gols naquela partida.
Quem está em alta, principalmente, é Carlos Vinícius. O jogador, que chegou a ser alvo do São Paulo em julho do ano passado, é o artilheiro da equipe, com nove gols feitos e uma assistência em nove jogos. No mais recente encontro entre os times, ele foi carrasco do Tricolor e balançou as redes duas vezes.
O lado bom para o São Paulo é que os dois jogos em que não foi vazado (contra São Bernardo e Santos) aconteceram no Morumbis, cenário que irá se repetir contra o Grêmio. Agora, resta saber se o Tricolor paulista conseguirá parar o ataque do rival, que vive grande momento.
A bola rola para São Paulo e Grêmio nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada do Brasileirão.
O São Paulo acumula uma vitória e um empate na atual edição do Campeonato Brasileiro. O Tricolor paulista soma quatro pontos e divide a quinta colocação da tabela com o Bahia de Rogério Ceni.








































