oGol.com.br
·24 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·24 de dezembro de 2024
A Libertadores 2025 já conhece todos os seus 47 participantes. Com o encerramento dos campeonatos nacionais na Bolívia e na Colômbia, nesta segunda-feira (23), foram definidas as últimas vagas para o torneio continental, que tem início em fevereiro.
O Blooming, da Bolívia, se classificou para a fase prévia pela colocação na tabela geral boliviana. O Atlético Nacional, da Colômbia, garantiu um lugar na fase de grupos com a vitória no Torneio Clausura Colombiano.
O formato da Libertadores segue o padrão dos últimos anos, com três fases preliminares antes da fase de grupos. Entre os representantes brasileiros, Corinthians e Bahia estrearão na segunda fase da competição. O Timão enfrentará o Universidad Central, da Venezuela, enquanto o Esquadrão terá pela frente o The Strongest, da Bolívia. Ambos decidirão suas classificações jogando em casa.
Na última quinta-feira (19), a Conmebol realizou o sorteio que definiu os confrontos da pré-Libertadores. Os 22 clubes classificados para essa etapa foram divididos em potes com base no ranking da entidade. Corinthians e Bahia, únicos brasileiros nesta fase, precisam avançar para se juntarem aos demais representantes do Brasil na fase de grupos. O sorteio da fase de grupos está agendado para o dia 19 de março, e as disputas desta etapa começam no dia dois de abril.
Argentina: Racing, Vélez Sarsfield, Estudiantes, Central Córdoba, Talleres, River Plate e Boca Juniors;
Bolívia: San Antonio Bulo Bulo, Bolívar, The Strongest e Blooming;
Brasil: Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia;
Chile: Colo Colo, Universidad de Chile, Deportes Iquique e Ñublense;
Colômbia: Atlético Bucaramanga, Tolima, Independiente Santa Fé e Atlético Nacional;
Equador: Barcelona de Guayaquil, El Nacional, Independiente del Valle e LDU;
Paraguai: Libertad, Olimpia, Cerro Porteño e Nacional;
Peru: Universitario, Sporting Cristal, Melgar e Alianza Lima;
Uruguai: Peñarol, Nacional, Boston River e Defensor Sporting;
Venezuela: Carabobo, Deportivo Táchira, Universidad Central e Monagas.