Santos FC
·24 de setembro de 2025
Del Vecchio, o intempestivo centroavante do Santos

In partnership with
Yahoo sportsSantos FC
·24 de setembro de 2025
Guilherme Guarche, do Centro de Memória
No dia 24 de setembro de 1934, nascia em São Paulo, Emmanuelle Del Vecchio, um atleta raçudo e goleador que é lembrado até hoje pelos torcedores do Santos como um dos maiores jogadores que o Clube já teve em sua centenária história.
Del Vecchio foi um centroavante que tinha habilidade e faro de gol tanto é que foi o artilheiro máximo do Campeonato Paulista no ano de 1955 marcando 22 gols. Pelo Alvinegro da Vila Belmiro ele jogou175 partidas e marcou 105 gols no período de 1953/57 e 1965/66.
Del Vecchio conquistou no clube praiano os seguintes títulos: Campeão Paulista nos anos de 1955 e 1956, Campeão do Torneio Internacional da FPF no ano de 1956 e Campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1966. Sua partida de estreia no Santos aconteceu no dia 3 de outubro de 1953, no Parque Antártica, na vitória diante do Comercial FC pelo placar de 2 a 0 com um gol dele e outro de Orlando, o “Orlando Pingo de Ouro”, que também estreava nessa partida pelo campeonato e que viu o Peixe formar com: Luiz, Hélvio e Feijó; Gueguê, Formiga e Zito; Nicácio, Walter, Álvaro, Orlando e Del Vecchio. O técnico que também era jogador do Peixe naquele ano foi Antônio Fernandes, o Antoninho.
Enquanto esteve o Alvinegro, o craque Del Vecchio jogou pela Seleção Brasileira nove partidas e marcou apenas um gol. O centroavante tinha um temperamento forte e foi por um entrevero que teve com o radialista Ernani Franco que ele deixou o clube. O ocorrido foi durante a partida na Vila Belmiro em que o Santos enfrentava, em partida amistosa, a equipe do Benfica no dia 23 de julho de 1957 (SFC 3 a 2). O craque tentou agredir o radialista nas cabines de rádio do Estádio Urbano Caldeira causando indignação na diretoria que decidiu negociar o passe do atleta com o time do Napoli da Itália.
Ao vivo
Ao vivo