oGol.com.br
·24 de janeiro de 2026
Derrota no clássico aumenta crise no São Paulo e mantém largo tabu palmeirense

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·24 de janeiro de 2026

Foi um Choque-Rei de duas mãos. Enquanto o Palmeiras conquistou a vitória imponente, se recuperou do revés sofrido na última rodada para o Novorizontino, por 4 a 0, e voltou a ser o líder do Campeonato Paulista, o São Paulo viu sua crise aumentar com a derrota para o rival.
Vindo de outro resultado negativo em casa para a Portuguesa, o Tricolor Paulista começou bem a partida e fez bons 20 primeiros minutos, mas caiu de rendimento depois e foi derrotado. Até agora, são quatro pontos em cinco jogos, com uma vitória, um empate e três derrotas. O clube é o 14º colocado na tabela do estadual, apenas uma acima da zona de rebaixamento, empatado em pontos com o Noroeste, 15º.
E a parte financeira também é delicada. O São Paulo vive um momento turbulento e busca reforços no mercado de transferências, mas esbarra nas questões econômicas para se reforçar. O clube procura jogadores que possam chegar sem custos e por empréstimos, e a promessa de "rejuvenescer o elenco" não tem sido cumprida pela diretoria. Até agora, foram três jogadores contratados: Carlos Coronel (29 anos), Danielzinho (31) e Dória (31). Enquanto isso, jovens deixam o clube, como foi o caso de Rodriguinho, que jogará pelo Bragantino.
O que traz alguma esperança aos torcedores são paulinos é a categoria de base. Neste domingo (25), o Tricolor enfrenta o Cruzeiro pela decisão da Copinha, e nomes como Igor Felisberto, Paulinho Venuto, Gustavo Santana e Lucyan devem ser promovidos ao elenco principal para somar forças.
Com o triunfo por 3 a 1, o Palmeiras chegou a dez jogos de invencibilidade contra o São Paulo. A última vitória tricolor no Choque-Rei foi em 2023, pela volta das quartas de finais da Copa do Brasil, quando o Tricolor venceu por 2 a 1 e, posteriormente, foi campeão do torneio.
Essa sequência de dez jogos se igualou a maior sequência invicta do Palestra no clássico. Entre 2017 e 2020, a equipe alviverde ficou dez partidas sem ser derrotada pelo rival, com seis vitórias e quatro empates. Foi só na 15ª rodada do Brasileirão de 2020 que o Tricolor venceu, por 2 a 0. Essa também foi o primeiro resultado positivo do São Paulo no Allianz Parque.
Outro fato curioso é que o Palmeiras nunca perdeu para o Tricolor na Arena Barueri, palco do jogo deste sábado. Foram três jogos entre as equipes profissionais no estádio, um empate por 1 a 1 no Brasileirão de 2012, uma vitória alviverde por 1 a 0 no Brasileirão de 2025 e o mais recente triunfo, por 3 a 2, pelo Paulistão.
Pelo Campeonato Paulista, a vantagem do confronto segue do lado alviverde. O último resultado favorável ao clube do Morumbi foi na edição de 2022, um 3 a 1 pela partida de ida da final. Desde então, são três vitórias do Palmeiras e três empates, incluindo o 4 a 0 na volta da decisão de 2022, que sagrou o Palestra campeão estadual daquele ano.









































