Destaques e estatísticas: como chega o Palmeiras para enfrentar Flamengo | OneFootball

Destaques e estatísticas: como chega o Palmeiras para enfrentar Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·18 de outubro de 2025

Destaques e estatísticas: como chega o Palmeiras para enfrentar Flamengo

Imagem do artigo:Destaques e estatísticas: como chega o Palmeiras para enfrentar Flamengo

Flamengo e Palmeiras fazem um confronto direto no topo da tabela neste domingo (19), às 16h, pela 29ª rodada do Brasileirão. O Mengão recebe o rival no Maracanã lotado e tem a missão de vencer para empatar em pontos na liderança. Do outro lado, a equipe liderada por Abel Ferreira

O Rubro-Negro chega ao clássico com 58 pontos, contra 61 do rival paulista. Uma vitória no Maracanã garante o empate nos pontos, mas não é o suficiente para assumir a liderança, já que o alviverde possui duas vitórias a mais (19 a 17). O que não torna o jogo menos importante, pois um triunfo pressiona o adversário e deixa o Fla a um tropeço do Palmeiras o nas rodadas seguintes para voltar ao primeiro lugar.


Vídeos OneFootball


Momento do Palmeiras

O Palmeiras chega ao duelo contra o Flamengo vivendo o melhor momento da temporada. Com apenas uma derrota nas últimas 15 partidas, o time de Abel Ferreira está com a confiança em alta para encarar o Rubro-Negro, mas não deve encontrar a facilidade dos últimos jogos.

As vitórias recentes sobre Bragantino (5 a 1), Juventude (4 a 1) e Fortaleza (4 a 1) mostraram uma equipe que alia resultados e desempenho nesse recorte. Esse ritmo fez o clube ultrapassar o Flamengo no Brasileirão, já que coincidiu com o período de oscilação e série de empates do Rubro-Negro.

Para o Mengão, no entanto, o cenário representa uma oportunidade: enfrentar o líder em sua melhor fase, mas em um momento estratégico. O Fla, que chega ao jogo após uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Botafogo, tem a chance de encerrar a sequência positiva do rival.

Além disso, o compromisso seguinte do Palmeiras é a semifinal da Libertadores contra a LDU, na altitude de Quito, o que pode influenciar a gestão física e emocional do elenco. Uma derrota no Maracanã pode significar o início de uma turbulência em um período decisivo da temporada.

Invencibilidade do Mengão no Maracanã

O Flamengo carrega uma invencibilidade no Maracanã contra o Palmeiras: não perde desde 2015, 2 a 1, pelo Brasileirão. Ou seja, vencer o jogo deste domingo garante que a série invicta no estádio alcance 10 anos.

De lá para cá, foram são cinco vitórias e quatro empates do Rubro-Negro. Como mandante, a última derrota foi em 2016, no Mané Garrincha, também por 2 a 1.

Estratégia para enfrentar o Flamengo

O estilo do Palmeiras sob Abel Ferreira é conhecido: intensidade, transições rápidas e eficiência. O treinador português não se preocupa em dominar a posse de bola, prefere controlar o espaço e decidir em poucos toques. Essa abordagem já é comum contra o Flamengo, especialmente no Maracanã, onde o Rubro-Negro assume naturalmente o protagonismo.

No primeiro turno, o Flamengo teve mais posse e venceu por 2 a 0, mas o Palmeiras conseguiu finalizar mais vezes e criou chances mesmo atuando de forma reativa. A equipe de Abel adotar estratégia similar: compactar as linhas, dificultar a circulação de bola rubro-negra e tentar forçar o erro para acelerar as jogadas.

O desafio para o Flamengo será manter equilíbrio entre pressão ofensiva e cobertura defensiva, além da efetividade quando criar chances de gol. Em um momento de muitas críticas aos árbitros, a equipe também torce para Wilton Pereira Sampaio não repetir o padrão de muitas paralisações.

Destaques

A dupla Flaco López e Vitor Roque vive um grande momento e demanda atenção do sistema defensivo rubro-negro. Artilheiro do Palmeiras no ano, com 23 gols, o argentino anotou quatro gols e duas assistências nas últimas quatro vezes que entrou em campo. Vitor Roque fez quatro nesse mesmo recorte.

Ou seja, a dupla de ataque do time paulista soma oito gols e duas assistências em quatro partidas. A defesa precisa ficar atenta aos rebotes depois das depois das disputas aéreas, já que o rival costume dois atacantes por dentro nesse momento, e nas jogadas rápidas após roubar a bola.

No meio-campo, Rafael Veiga e Maurício disputam a vaga de titular e a liderança de assistências. Veiga 10 passes para gol, enquanto Maurício possui 11 assistências. Por outro lado, Weverton sofreu fissura na mão e será desfalque.

Provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Flamengo

Além do goleiro titular, Abel Ferreira não conta com Lucas Evangelista e Paulinho para Flamengo x Palmeiras. Ambos se recuperam de cirurgia e eram desfalques já confirmados. Por outro lado, conta com o provável retorno de Khelvenn na lateral direita e o trio que não atuou pós-Data Fifa: Gustavo Gómez, Aníbal Moreno e Flaco López.

Assim, a provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Flamengo é: Carlos Miguel, Giay, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Felipe Anderson, Flaco López e Vitor Roque.

Saiba mais sobre o veículo