Alemanha FC
·20 de outubro de 2025
Dias melhores em Gelsenkirchen: Schalke 04 vence o Hannover e está na 2ª colocação da 2.Bundesliga

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·20 de outubro de 2025
Por Guilherme Costa
Quando o Schalke 04 caiu para a segunda divisão alemã na temporada 20/21, com incríveis 16 pontos em 34 jogos, o time mergulhava numa crise que talvez fosse a maior da sua história — o clube encarou o seu primeiro rebaixamento em trinta anos. O futuro que aguardava os Azuis Reais não era nada positivo, com jogadores de destaque saindo e não rendendo receita para o clube e uma dívida acumulada de cerca de R$1,3 bilhão de reais (aproximadamente €200 milhões).
A tradicional equipe alemã até conseguiu retornar à Bundesliga na temporada seguinte, garantindo o título da 2.Bundesliga, mas não conseguiu equalizar o nível da primeira divisão, tornando a cair na temporada seguinte. Desde então, nas duas últimas temporadas, o Schalke esteve mais próximo da zona de rebaixamento do que das primeiras colocações da segunda divisão da Alemanha — embora nunca houve um risco iminente do descenso para a terceira divisão, sobretudo porque os seus "concorrentes" eram muito piores —; além do risco de iniciar a temporada 25/26 com a pontuação negativa, caso não conseguisse entregar um balanço financeiro adequado.
Tudo isso tem ficado no passado diante do bom início de temporada dos Azuis Reais. Na última sexta-feira, 17, o Schalke venceu o Hannover 96 fora de casa, por 3 a 0, chegando ao topo da tabela da competição de forma provisória (no domingo, o Elversberg voltou a assumir a liderança do campeonato ao golear o Greuther Furth por 6 a 0), em outra grande atuação do time.
"Estou feliz por termos conseguido vencer de forma tão convincente aqui contra um time forte. Nos tornamos uma unidade onde todos sabem o seu trabalho e o executam implacavelmente. Todos se esforçam ao máximo. E quando as coisas vão bem para o time, o trabalho do goleiro fica mais fácil – e vice-versa. É bom que sejamos tão sólidos na defesa e frequentemente não soframos gols, e estou feliz por fazer a minha parte." Comentou o goleiro Karius (àquele), em entrevista coletiva após o jogo.
São sete vitórias em nove jogos, sendo que o êxito na HDI Arena é a quarta vitória consecutiva do Schalke. Embora o ataque não seja um dos mais positivos da liga, o time comandado por Miron Muslić também tem a melhor defesa, com apenas 5 gols sofridos. Eficiência que tem dado resultado para o time de Gelsenkirchen, cujo plantel é praticamente igual ao da temporada passada (que flertou contra a queda para a terceira divisão).
O próximo desafio será contra o Darmstadt, na próxima sexta-feira (24), na Veltins Arena. O adversário, que também será o seu oponente na próxima fase da Copa da Alemanha, está na quarta colocação da tabela, com 18 pontos (3 a menos que o Schalke), e será um outro grande teste para as pretensões do retorno à elite da tradicional equipe alemã.
Ao vivo
Ao vivo