Jogada10
·03 de fevereiro de 2026
Diretor do Flamengo revela que falas do presidente atrapalham

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·03 de fevereiro de 2026

Uma declaração do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, em dezembro de 2025, segue reverberando na Gávea. Afinal, o diretor de futebol do clube, José Boto, afirmou que a fala em questão “atrapalha” o Fla no mercado. Bap revelara em reunião com sócios do Flamengo que a diretoria poderia gastar até R$ 1 bilhão em reforços em 2026.
No entanto, em entrevista ao “ge”, divulgada nesta terça-feira (3/2), Boto afirmou que isso gerou obstáculos para o Fla na janela de transferências. Segundo o português, clubes brasileiros pedem valores maiores para negociar, sabendo do poderio e saúde financeira do clube da Gávea.
“É óbvio que esse tipo de declaração, ainda por cima entendida da forma que foi entendida, porque não foi bem isso que ele disse, (prejudica na janela). Não vou entrar em detalhes financeiros, porque não é bem minha área, mas é óbvio que atrapalha. Quando, do outro lado, ouvem esse tipo de coisa, as pedidas são maiores, especialmente aqui no Brasil”, afirmou.
Posteriormente, o diretor falou sobre sua parcela nas contratações do Flamengo na janela. Ele corrigiu quem pensa que ele e o técnico Filipe Luís possuem carta branca para contratar, reafirmando que passos grandes (como a contratação de Lucas Paquetá) precisam do crivo do presidente.
“A participação é exatamente igual. As pessoas confundem ao acharem que tanto eu quanto o Filipe (Luís) temos autonomia total para decidir. Isso não temos. Todas as decisões macro têm que passar pelo crivo do presidente, e eu falo com ele todos os dias, apesar de ele não ir ao CT. Todas as grandes decisões do ponto de vista estratégico e financeiro, como é o caso da contratação do Paquetá, têm que ter o aval dele, se não, não podemos avançar sem isso”, seguiu o português.

José Boto é sincerão ao falar sobre declarações de Bap no fim de 2025 – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Boto também detalhou o processo de renovação de Filipe Luís junto ao Flamengo. Com contrato encerrando no fim de 2025, o comandante assinou novo vínculo até dezembro de 2027 – não sem uma novela no meio, é claro. Por fim, o português confirmou que foi ele o último a conversar com Filipinho, destravando a negociação.
“O determinante foi a vontade dele e a vontade do Flamengo de continuarem juntos. É claro que houve, dentro do processo, recuos e avanços, estávamos negociando com talvez um dos maiores agentes do mundo. Coisas que fizeram a negociação durar mais tempo. Também o fato de coincidir com as férias de todos nós, cada um estar em um lugar diferente, isso acabou por dificultar mais a negociação. Mas teve um momento em que falei diretamente com o Filipe, sem mais ninguém pelo meio, e aí as coisas avançaram. (A última conversa foi entre você e ele?) Foi, sem agente, sem presidente, sem ninguém, só eu e ele”, enfatizou.

Depois de longo processo, Filipe Luís renovou com o Flamengo até 2027 – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo










































