oGol.com.br
·03 de outubro de 2025
Do sonho em Popayán ao chamado da Colômbia: Serna é coroado por ascensão no Flu

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·03 de outubro de 2025
O atacante Kevin Serna vive um dos momentos mais marcantes de sua carreira. Aos 26 anos, o jogador do Fluminense foi convocado pela primeira vez para a seleção colombiana, coroando uma trajetória de superação pessoal e evolução técnica que o levou à uma grande ascensão no futebol brasileiro.
Nascido em Popayán, na Colômbia, Serna cresceu em meio às dificuldades comuns de jovens que sonham com o futebol como caminho de vida. Depois de passagens por clubes menores em países como Portugal, Paraguai e Peru, seguiu em busca de oportunidades até se firmar no Brasil. A adaptação não foi simples, mas a persistência do atacante fez a diferença.
Há um ano nas Laranjeiras, Serna passou por grandes altos e baixos até aqui. Sem grande prestígio na sua chegada, o jogador era tratado como aposta e demorou para mudar esse status.
No Super Mundial de Clubes, inclusive, o colombiano pouco foi utilizado por Renato Gaúcho e chegou a ter o nome ventilado numa eventual saída do Flu, mas manteve o foco e cresceu no momento certo, assumindo o protagonismo em um momento de oscilação da equipe tricolor.
Tendo a velocidade e a potência no um contra um como principais virtudes, Serna também aprendeu a se tornar um jogador mais tático, com a melhora na recomposição defensiva e participação mais efetiva na pressão pós-perda.
Com oito gols e seis assistências, Kevin Serna vive a temporada mais importante de sua carreira (e a segunda mais prolífica). Num centro respeitado, o atacante foi para a vitrine e teve seu trabalho lembrado por Néstor Lorenzo.
Vale lembrar que, desde que começou a defender o Fluminense, Serna foi lembrado na "lista larga" das convocações em algumas oportunidades, mas só agora recebeu a oportunidade de efetivamente representar seu país.
Classificada para a Copa do Mundo de 2026, a seleção da Colômbia, agora também de Kevin Serna, fará dois amistosos nesta Data Fifa contra México e Canadá.