Gazeta Esportiva.com
·26 de outubro de 2025
Dorival aposta em nova improvisação e aprova Martínez como lateral: “Jogou com simplicidade”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 de outubro de 2025

O técnico Dorival Júnior precisou encontrar uma solução para substituir Matheuzinho, suspenso contra o Vitória, e apostou em uma alternativa nunca utilizada anteriormente: José Martínez improvisado. O volante do Corinthians foi o escolhido pelo treinador para a vaga do camisa 2.
A escolha do comandante surpreendeu. Antes da partida, especulava-se que Félix Torres ou Charles assumiriam a vaga, sobretudo por já terem sido testados na posição em outras ocasiões. No entanto, Dorival optou por José Martínez e aprovou a atuação do jogador.
O treinador alvinegro bancou a escalação de Martínez na vaga de Matheuzinho e explicou a decisão com base em dois fatores: as características do venezuelano e uma análise estratégica do Vitória. O comandante entendeu que o volante poderia conter as descidas do lateral esquerdo Ramon.
“Foi uma excelente atuação do Martínez. Percebemos algumas características dele, e a velocidade que a equipe do Vitória coloca pelo setor, principalmente com a ótima passagem do Ramon, provocaria dificuldades e nos traria problemas. Ele sustentou muito bem o jogo, jogando com simplicidade, dentro das suas melhores condições, lutando e se entregando. Tivemos poucos problemas por ali, isso é um fato importante”, destacou Dorival.
De fato, José Martínez fez o simples. Improvisado como lateral direito, o camisa 70 do Corinthians não teve uma partida brilhante, mas ajudou a parar os ataques do Vitória pelo seu lado.
De acordo com dados do Sofascore, o venezuelano realizou quatro cortes e recuperou uma bola, além de ganhar cinco de nove duelos disputados pelo chão. Já no ataque, não contribuiu muito. Somou 67 ações com a bola e tentou três cruzamentos, mas não acertou nenhum.
Sem Matheuzinho, o Corinthians não possui muitas opções para a lateral direita. A única alternativa para escalar um jogador de origem da posição seria João Vitor, conhecido como Jacaré. O jovem da base vem treinando junto aos profissionais e era uma das opções para substituir o camisa 2.
Dorival, porém, despistou sobre a situação de Jacaré. O comandante pregou calma com o garoto de 18 anos e disse que ele receberá uma oportunidade “no momento adequado”.
“O [João Vitor] Jacaré está sendo preparado. No momento adequado, no momento que ele nos mostre que está totalmente em condições, ele com certeza terá uma oportunidade”, avaliou o treinador.
Jacaré já atuou duas vezes pelo profissional nesta temporada, ambas no Campeonato Paulista, quando o Corinthians ainda era dirigido pelo técnico Ramón Díaz. Dorival, por sua vez, ainda não testou o jovem em jogos oficiais. Recentemente, o garoto renovou com o Corinthians até outubro de 2029.
Com o resultado, o Corinthians somou sua segunda vitória consecutiva pela primeira vez no Campeonato Brasileiro. O Timão subiu para a nona colocação na tabela de classificação e alcançou os 39 pontos, se afastando da zona de rebaixamento e figurando, ainda que provisoriamente, na parte de cima da tabela.









































