Gazeta Esportiva.com
·21 de novembro de 2025
Dorival explica Memphis no banco e vê Corinthians “acima do imaginado” no Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de novembro de 2025

O Corinthians venceu o São Paulo na noite desta quinta-feira, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro, com gols de Yuri Alberto (duas vezes) e Memphis Depay, que iniciou no banco de reservas. Após o clássico, Dorival Júnior explicou por que o holandês não foi titular no Majestoso.
O técnico revelou que o camisa 10 voltou da data Fifa com um incômodo e nem sequer treinou na última quarta-feira, véspera do jogo. Dorival disse que conversou com o atleta e ele não se mostrou confiante para iniciar entre os titulares.
“Nós tivemos uma situação semelhante em uma data Fifa anterior. Ele [Memphis Depay] sentiu uma contusão por causa do desgaste. Ele veio orientado pelo departamento médico da seleção holandesa sobre um incômodo que vinha sentindo. Ontem fizemos os exames necessários, deram segurança para que ele pudesse estar tranquilo com o que vinha relatando. Conversamos com o atleta, ele não se sentiu confiante, nem treinou ontem. Não tínhamos como tomar uma decisão diferente. Temos uma reta final de campeonato e uma decisão pela frente, espero ter todos à disposição”, justificou o treinador.

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Dorival acredita que a campanha do Corinthians no Brasileirão, levando em conta as dificuldades que a equipe enfrentou ao longo da temporada, está até “acima do que se imaginava”. Ele admite que o time ainda precisa encontrar uma regularidade maior, mas se diz “satisfeito” com o trabalho realizado até aqui.
“Fico satisfeito com o que tenho visto. Há pouco tempo ninguém falava de Gui Negão, Dieguinho, André e outros. É um trabalho muito justo. Isso vai nos dar segurança para o ano que vem. Vamos sair fortalecidos. O Corinthians tem apenas um ano de formação desse grupo. Com certeza teremos a possibilidade de crescer ainda mais quando encontrarmos uma regularidade. Tivemos muitas perdas por lesão, não consegui dar uma sequência. As situações aconteceram do dia para a noite”, analisou o treinador.
“Temos uma equipe que está buscando uma regularidade. Com as variações que tivemos, as mudanças, as dificuldades foram maiores. Estamos começando a ter todos em condições agora. Mesmo assim acabamos perdendo jogadores de um dia para o outro. Acho que o Corinthians vem fazendo um campeonato um pouco acima até do que imaginávamos. É claro que queremos as primeiras posições, mas o Corinthians precisa evoluir como equipe, é um processo”, acrescentou.
Com a semifinal da Copa do Brasil à vista, Dorival ainda não coloca o confronto com o Cruzeiro como foco principal da equipe na reta final desta temporada. Ele pretende levar com “seriedade” as últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro e evita usar o torneio como “laboratório para testes”.
“Testes nós fazemos a todo momento. Vejo uma evolução no Corinthians desde o ano passado. Isso se deve ao trabalho realizado em razão da presença do Fabinho, da segurança que ele nos passa, assim como o presidente. Isso faz uma diferença grande. Tivemos uma temporada com muitos problemas, não foi simples, mas acho que amadurecemos como equipe”, avaliou.
“Estamos trabalhando com seriedade, tentando extrair o melhor. Queremos nosso time confiante na decisão que está por vir. É uma preparação sempre, temos que intensificar isso. A equipe vem evoluindo. A campanha é justa para mim, com muitas dificuldades, mas muita dignidade de todos os jogadores. Poderíamos estar numa situação melhor? Talvez. Mas, o ano não foi simples. As dificuldades precisam ser levadas em conta”, concluiu.
Com a vitória no clássico Majestoso, o Corinthians pulou para a 10ª posição do torneio e alcançou 45 pontos, mesma pontuação do São Paulo. A diferença de ambos os times para o G7 é de oito pontos.









































