Dorival Júnior valoriza rodagem do elenco, elogia jovens e projeta próximos desafios após vitória do Corinthians | OneFootball

Dorival Júnior valoriza rodagem do elenco, elogia jovens e projeta próximos desafios após vitória do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·06 de fevereiro de 2026

Dorival Júnior valoriza rodagem do elenco, elogia jovens e projeta próximos desafios após vitória do Corinthians

Imagem do artigo:Dorival Júnior valoriza rodagem do elenco, elogia jovens e projeta próximos desafios após vitória do Corinthians
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O Corinthians venceu o Capivariano por 3 a 0 na noite da última quinta-feira (5), pela sexta rodada do Campeonato Paulista, e subiu na tabela da competição estadual. Após a partida, o técnico Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva e analisou diferentes aspectos da atuação alvinegra, desde a gestão física do elenco até situações individuais de jogadores experientes e jovens da base.

Logo de início, o treinador explicou a estratégia de rodagem adotada pela comissão técnica, pensando no desgaste físico e no calendário mais pesado que se aproxima. Dorival destacou que o objetivo principal foi alcançado, mas admitiu que a tendência é reduzir esse tipo de alternância conforme os jogos ganhem maior peso decisivo.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Dorival Júnior valoriza rodagem do elenco, elogia jovens e projeta próximos desafios após vitória do Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

“De uma maneira geral, conseguimos o objetivo, que era o descanso da maioria dos jogadores. Estamos tentando intercalar cada partida, dentro de uma necessidade, mas sabemos que daqui a pouco teremos jogos mais decisivos. Isso acaba inibindo essa possibilidade”, iniciou o técnico.

Um dos destaques da noite foi o zagueiro João Pedro Tchoca, que recebeu elogios pela segurança demonstrada mesmo após um período afastado dos treinamentos. Dorival ressaltou a adaptação rápida do defensor e a confiança apresentada em campo.

“Foi muito bem, mesmo tendo em um tempo sem treinamentos. Jogou com confiança. Já conhece nossa metodologia. Imaginei que pudesse sentir um pouco pelo período que ele ficou afastado de treinamentos, mas foi muito bem, não teve problema nenhum. É isso que a gente quer e espera, e que tenha um retorno favorável”, afirmou.

Sobre a condição física de Rodrigo Garro, o treinador explicou a opção por preservar o meio-campista, mesmo reconhecendo que o atleta já teria condições de atuar durante os 90 minutos. A decisão, segundo Dorival, foi tomada pensando no compromisso seguinte.

“Ele vem evoluindo, ganhando minutos importantes, não tenho dúvidas que vai atingir as melhores condições. Teria condições de jogar 90 minutos, mas temos um jogo importante no fim de semana. Escolhi preservar para termos uma equipe em condições de fazer uma grande apresentação, até porque é um jogo complicado, difícil. Precisamos sempre estar com todos os jogadores nas melhores condições e recuperá-los pra partida seguinte”, apontou Dorival.

Dorival também comentou a ausência de gols de Vitinho, tratando o momento com naturalidade e pedindo paciência ao torcedor, ressaltando a experiência do atacante e sua utilidade coletiva: “O Vitinho é um jogador vivido, maduro. Não tem motivo. Que ele continue sendo útil, o gol vai sair com naturalidade. É só a gente ter paciência. Não vejo problema nisso”.

Em relação à oscilação de Gui Negão e ao período sem gols do jovem, o treinador contextualizou o processo de amadurecimento dos atletas em formação e citou a necessidade de uma sequência maior de jogos para alcançar regularidade.

“Continuar fazendo com que ele acredito, que seja um fato momentâneo. É natural os jogadores oscilarem um pouco nesse processo. Já dei minha opinião, o jogador alcança uma regularidade tendo entre 80 a 120 jogos. Os jogadores oscilam nesse período. A grande maioria precisa chegar nesse momento para alcançar uma estabilidade. Acho que isso vem acontecendo com o Bidon, é mais uma mostra. É uma observação que fazemos convivendo com esses garotos. Ele está buscando um amadurecimento e um crescimento”

O treinador ainda explicou a entrada do atacante Memphis Depay no segundo tempo, destacando tanto a busca pelo resultado quanto a necessidade de dar mais minutagem ao jogador visando os próximos compromissos.

“Um pouco de cada coisa. O Memphis foi um dos que jogaram menos, precisa de uma minutagem. Pensamos em colocar um pouco antes, mas as coisas estavam desenvolvendo com uma boa dinâmica. Seguramos um pouco, mesmo assim foi importante para ele ter um pouco mais de atividade e uma melhor condição para o jogo do fim de semana”, comentou Dorival Júnior.

Outro ponto abordado foi a atuação do goleiro Felipe Longo, elogiado pela segurança e regularidade. O treinador do Corinthians projetou um futuro promissor para o atleta, destacando sua evolução dentro do processo de formação.

“Foi uma atuação bem segura, muito mais regular. Demonstrou uma confiança grande. É isso que queremos. É um processo que vem evoluindo a cada momento, é um jogador muito bom tecnicamente. Espero que continue nesse processo. Estamos caminhando de acordo com as necessidades que vamos observando”, disse o treinador.

Questionado sobre o aproveitamento dos jogadores da base, o treinador reforçou que os jovens fazem parte do elenco principal e seguem como alternativas constantes, dependendo do desempenho de cada um no dia a dia.

“Eles estão dentro do elenco, são sempre uma ótima opção. Alguns ganham mais espaço que os outros, depende de cada um deles. As chances serão dadas”, finalizou o comandante corinthiano.

Depois de enfrentar o Capivariano, em Itaquera, o Corinthians segue focado na disputa do Campeonato Paulista. No próximo domingo (8), às 20h30 (de Brasília), o Alvinegro, enfrentará o Palmeiras, na Neo Química Arena, pela sétima rodada da primeira fase do estadual.

Veja mais:

Imagem do artigo:Dorival Júnior valoriza rodagem do elenco, elogia jovens e projeta próximos desafios após vitória do Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo