
Gazeta Esportiva.com
·23 de setembro de 2025
Em clima de decisão, relembre as viradas do Fluminense em competições continentais

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de setembro de 2025
Depois de vencer o Vitória e voltar a triunfar no Brasileirão, o Fluminense volta totalmente suas atenções para a Copa Sul-Americana. O time terá a difícil missão de reverter uma desvantagem de um gol contra o Lanús para se classificar à próxima fase da competição continental.
Caso se confirme o feito, será a quinta vez que o Time de Guerreiros conseguiria avançar após sair atrás em um confronto continental. Abaixo, a Gazeta Esportiva listou todas as viradas do Fluminense em competições da Conmebol.
🏆 Competição: Libertadores 2008 – Quartas ⚽ Jogo: Fluminense 3 x 1 São Paulo 🔑 Gols: Washington (2) e Dodô [Fluminense] / Adriano [São Paulo] 🏟️ Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Explosão de Washington após fazer o gol que colocou o Flu na semifinal daquela Libertadores. (Foto: Divulgação / Fluminense)
Após perder por 1 a 0 no jogo de ida, disputado no Morumbi, o Fluminense tinha uma difícil missão contra o São Paulo, que, na época, era o atual bicampeão brasileiro. Pela primeira vez nas quartas da Libertadores, precisava reverter o placar no Maracanã.
Washington abriu o placar aos 12 minutos da etapa inicial, e mesmo com o Fluminense pressionando, o placar se manteve. Até que aos 25 do segundo tempo, Adriano fez o gol que parecia classificar o São Paulo.
Na época, ainda havia o critério do gol fora de casa e o Fluminense precisava marcar dois gols para avançar. Aos 26 minutos, Dodô deixou o Time de Guerreiros vivo novamente. E, quando tudo já parecia perdido, Washington fez o gol da classificação aos 46, levando os mais de 68 mil torcedores presentes no Maracanã ao delírio.
Naquela edição de Libertadores, o Fluminense ainda eliminaria o Boca Juniors na semifinal, mas ficou com o vice-campeonato diante da LDU.
🏆 Competição: Libertadores 2013 – Oitavas ⚽ Jogo: Fluminense 2 x 0 Emelec 🔑 Gols: Fred e Carlinhos [Fluminense] 🏟️ Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Comemoração de Fred no primeiro gol do Fluminense. (Foto: Divulgação / Conmebol)
Após a derrota por 2 a 1 na altitude equatoriana, o Fluminense tinha a missão de reverter o placar em São Januário. Pelo critério do gol fora de casa, um tento do Tricolor carioca bastava.
Ainda no primeiro tempo, Fred colocou o Fluminense em vantagem aos 25 minutos. Com o jogo aberto até os momentos finais, Carlinhos decidiu o duelo aos 40 do segundo tempo.
No entanto, a participação do Fluminense terminou na fase seguinte. Nas quartas de final, o Time de Guerreiros caiu para o Olimpia, que viria a ser vice-campeão do torneio.
🏆 Competição: Recopa Sul-Americana ⚽ Jogo: Fluminense 2 x 0 LDU 🔑 Gols: Jhon Arias (2) [Fluminense] 🏟️ Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Festa do Fluminense com a taça da Recopa. (Foto: Lucas Merçon / Fluminense)
Algoz do Fluminense na Libertadores de 2008 e na Sul-Americana de 2009, a LDU encaminhava sua terceira conquista sobre o Tricolor após vencer o jogo de ida por 1 a 0.
No Maracanã, em um duelo tenso, parecia que o Fluminense confirmaria seu terceiro vice-campeonato diante da equipe equatoriana. Até que, aos 31 minutos do segundo tempo, Jhon Arias marcou e levou a decisão para os pênaltis.
No entanto, as penalidades não foram necessárias. Aos 44 minutos, de pênalti, Jhon Arias balançou as redes novamente e garantiu o título ao Fluminense.
🏆 Competição: Libertadores 2024 – Oitavas ⚽ Jogo: Fluminense 2 x 1 Grêmio (pênaltis: 4 a 2) 🔑 Gols: Thiago Silva e Jhon Arias [Fluminense] / Gustavo Nunes [Grêmio] 🏟️ Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Equipe do Fluminense antes da partida. (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense)
Após sofrer virada por 2 a 1 na Arena do Grêmio, o Fluminense foi ao Maracanã precisando vencer por dois gols para avançar.
Apesar de abrir 2 a 0 antes dos 30 minutos, com gols de Thiago Silva (14’) e Jhon Arias (28’), o Fluminense sofreu o gol de Gustavo Nunes aos 36 do segundo tempo, o que levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o Tricolor começou em desvantagem, após Ganso desperdiçar sua cobrança. No entanto, com grande atuação do goleiro Fábio, o Time de Guerreiros virou a disputa, venceu por 4 a 2 e avançou às quartas de final.
Na fase seguinte, porém, o Fluminense acabou eliminado pelo Atlético-MG. Mesmo com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, a equipe carioca sofreu a virada no confronto, e o Galo avançou rumo ao vice-campeonato da competição.
Comandado por Renato Gaúcho, o Fluminense vai em busca de seu primeiro título da Copa Sul-Americana. O jogo contra o Lanús está marcado para esta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.
Ao vivo
Ao vivo