
Gazeta Esportiva.com
·02 de outubro de 2025
Em meio à seca de gols, São Paulo encara segunda pior defesa do Brasileiro e tenta desencantar

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·02 de outubro de 2025
Passando por um momento difícil, o São Paulo busca a reabilitação na temporada e enfrenta o Fortaleza nesta quinta-feira. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão, no Ceará, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor paulista vem de uma série amarga de quatro derrotas consecutivas. Para piorar, a equipe são-paulina não marcou um gol sequer neste recorte. O time balançou as redes apenas uma vez nas últimas seis partidas – quando Dinenno anotou na vitória sobre o Botafogo.
Nesta quinta-feira, o São Paulo vai atrás de encerrar a seca de gols, que já incomoda torcedores e também jogadores. O Tricolor pode tentar aproveitar o frágil sistema defensivo do Fortaleza, que possui a segunda pior defesa do Campeonato Brasileiro ao lado de Vitória, Red Bull Bragantino, Vasco e Internacional.
O Fortaleza está na vice-lanterna da Série A, com 21 pontos conquistados. O Leão do Pici sofreu 38 gols em 24 rodadas, com média de 1,58 gols sofridos por jogo. Já na temporada como um todo, o time cearense tem média de 1 gol sofrido por partida, sendo vazado 61 vezes em 61 confrontos.
Do outro lado, o ataque do São Paulo está ‘na média’ da competição. O Tricolor marcou 27 gols em 25 partidas disputadas, com média de 1,08 gol por jogo. Em 2025 como um todo, são 63 bolas na rede em 53 embates.
A seca de gols do São Paulo já dura quatro partidas e acabou sendo um ponto fundamental para a eliminação da equipe tricolor nas quartas de final da Libertadores. O Tricolor não marcou nos dois jogos contra a LDU-EQU e nos confrontos diante de Santos e Ceará, pela Série A.
O que chama a atenção é que o São Paulo costuma ter a posse de bola, mas peca na construção de grandes oportunidades. De acordo com dados do Sofascore, o time são-paulino teve média de 62,8% de posse de bola nestes quatro jogos, mas criou apenas seis grandes chances.
O São Paulo não vivia uma seca de gols tão longa desde 2019. Na ocasião, o Tricolor também ficou quatro jogos sem marcar e viu seu ataque passar em branco em três jogos contra o Bahia (dois pela Copa do Brasil e um pelo Brasileiro) e um contra o Corinthians, pela Série A.
O São Paulo precisou encontrar soluções para o setor ofensivo nos primeiros meses desta temporada. O Tricolor perdeu, em sequência, dois de seus atacantes: Calleri e Ryan Francisco. Ambos sofreram graves lesões no joelho esquerdo e seguem fora de combate.
A alternativa vinha sendo André Silva, que vivia sua melhor fase com a camisa do São Paulo e chegou a se consolidar como artilheiro da equipe em 2025. No entanto, o centroavante sofreu uma lesão no ligamento cruzado posterior associada a um estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito em agosto deste ano.
Os números, inclusive, mostram a falta que o artilheiro tem feito ao São Paulo. Segundo o Sofascore, nos últimos seis jogos com André Silva, o Tricolor venceu três e marcou nove gols, somando 66,7% de aproveitamento. A equipe criou 13 grandes chances e converteu cinco.
Já nos últimos seis jogos sem o camisa 17, o São Paulo somou apenas uma vitória e fez apenas um gol, totalizando 16,7% de aproveitamento. O time criou 12 grandes oportunidades, mas converteu apenas uma.
Sem André Silva, Crespo tem apostado, sobretudo, na dupla entre Luciano e Ferreirinha, mas também conta com Juan Dinenno, Gonzalo Tapia e Emiliano Rigoni no banco. Os dois titulares ainda vivem jejuns pessoais – o camisa 10 não marca há 13 jogos, enquanto o camisa 11 não vai às redes há 11 partidas.
O São Paulo estacionou na tabela do Brasileirão e aparece na oitava colocação, com 35 pontos. O Tricolor vive um momento ruim na temporada e, além de ter sido eliminado da Libertadores, amarga uma sequência de quatro derrotas consecutivas.