Zerozero
·17 de novembro de 2025
Encantar a dobrar: João Neves e Bruno Fernandes juntam-se a lista restrita de goleadores lusos

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·17 de novembro de 2025

Com chave de ouro. A qualificação portuguesa para o Mundial 2026 estava praticamente garantida, face aos resultados obtidos anteriormente, mas os pupilos de Roberto Martínez quiseram fechar o apuramento com uma tarde de gala frente à Arménia, este domingo, e com uma expressiva goleada (9-1) à mistura.
A partida ficou marcada pelos diversos momentos de inspiração lusa, que resultaram em nove golos rubricados num jogo de sentido único. Renato Veiga, Gonçalo Ramos e Francisco Conceição anotaram um tento cada, mas Bruno Fernandes e João Neves foram mais longe e protagonizaram um feito raro na história da formação das Quinas.
Ora, de acordo com o nosso PlaymakerStats, dois jogadores da seleção portuguesa tornaram a rubricar um duplo hat-trick 22 anos depois! Para encontrar semelhante, é preciso recuar até 2003, quando Pauleta e Nuno Gomes repartiram igualmente seis golos entre si num jogo frente ao Koweit.
Além disso, esta foi apenas a terceira vez que dois atletas de Portugal marcaram dois hat-tricks no mesmo encontro. Antes da dupla Pauleta-Nuno Gomes, já Sá Pinto e João Vieira Pinto tinham, em 1999, rubricado o mesmo feito - frente ao Liechtenstein (8-0).
Com o hat-trick frente à Arménia, Bruno Fernandes alcançou a marca dos 28 golos e tornou-se, de forma isolada, o sexto melhor marcador da seleção portuguesa. Já João Neves estreou-se a marcar como internacional A e rubricou o segundo hat-trick da carreira.









































