
Gazeta Esportiva.com
·31 de outubro de 2025
Entenda como Abel planejou “noite mágica” do Palmeiras na Libertadores

In partnership with
Yahoo sports
Gazeta Esportiva.com
·31 de outubro de 2025

O técnico Abel Ferreira tinha um plano para colocar o Palmeiras na final da Libertadores de 2025. Após a dolorosa derrota por 3 a 0 no jogo de ida, o treinador já sabia que teria que fazer algo diferente no Allianz Parque para surpreender a LDU e buscar a virada. A estratégia deu certo e o Verdão venceu por 4 a 0, com gols de Raphael Veiga (duas vezes), Ramón Sosa e Bruno Fuchs.
Em sua entrevista coletiva após a partida em Quito, Abel Ferreira começou a dar sinais de que tudo ainda estava em aberto e que a equipe não estava tão abatida como se pensava. A declaração marcante foi a de que 90 minutos no Allianz Parque é muito tempo.
“Os primeiros 45 minutos, eu fui o máximo responsável, não consegui ajudar os meus jogadores, não conseguimos parar o LDU. Foram muito melhores que nós. Nós sabíamos que em casa não tinham sofrido gols e só na segunda parte é que conseguimos corrigir”, admitiu.
Depois do jogo de ida, o Palmeiras voltou a campo no domingo e empatou sem gols com o Cruzeiro. Após esse duelo, Abel convocou a torcida para uma “noite mágica” no Allianz Parque. Desde então, o treinador passou a formar sua estratégia e definir o plano para bater a LDU, que começou pela modificada escalação.
“Às vezes acerto, outras vezes erro, o plano às vezes resulta, outras vezes não resulta. A verdade é que nós tínhamos que surpreender o nosso adversário, fazer a mesma coisa, mas de maneira diferente, com jogadores diferentes, tendo dois desequilibradores, um à direita, outro à esquerda. O Allan e o Ramón, ao invés de o Facundo, trocar, ter pés trocados para poder vir para dentro, para ter outras soluções”, analisou.
“Mas hoje resultou tudo bem, como eu vos disse, precisamos de uma noite mágica, onde os jogadores estivessem confiantes, inspirados, porque às vezes não sai, nós preparamos como foi o jogo de lá, toda a intenção do treinador é fazer o bem, ajudar os jogadores, mas lá não fui capaz de ajudar os meus jogadores, seguiu.
O Palmeiras teve três dias de preparo para o jogo. A equipe se reapresentou na Academia de Futebol na segunda-feira e depois começou os treinos efetivamente. O último deles acontece no palco do próprio jogo, com grande apoio da torcida no lado de fora.
“Nós treinamos na terça-feira à tarde. Na terça-feira de manhã, acordei às 6h30, a minha esposa foi levar as minhas filhas à escola e minha cabeça estava a mil. Eu tenho sempre ao meu lado um bloco de notas para apontar aquilo que a minha cabeça começa a pensar. Eu comecei a tentar criar este plano. Criei três planos. Cheguei ao vestiário junto ao gabinete com os meus adjuntos e comecei a lhes fazer perguntas”, revelou.
“Não podemos jogar da mesma maneira. Temos que surpreender o adversário. Eles estão à espera de que a gente vai jogar desta maneira. Temos que ser a surpresa. O que é que vocês acham disto? E tu ouves, ouves, ouves, ouves. Quando as peças começam a encaixar, diz: ‘É possível, é possível. Desta forma, nós conseguimos combater um 532′. É possível um 532 desta forma, desta maneira’. É possível nós eliminarmos aquela linha de cinco, aqueles três médios no meio, mas tem que ser desta maneira, temos que passar esta mensagem aos jogadores, temos que acreditar”, completou.
Por fim, agora, o Palmeiras volta a focar no Campeonato Brasileiro antes de pensar na final da Libertadores, contra o Flamengo, marcada para o dia 29 de novembro, no Peru.
Juventude x Palmeiras Competição: Campeonato Brasileiro (31ª rodada) Data: 2 de novembro de 2025 (domingo) Hora: às 18h30 (de Brasília) Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul









































