Gazeta Esportiva.com
·24 de novembro de 2025
Entenda o plano de investimento externo do Real Madrid

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·24 de novembro de 2025

O Real Madrid pode mudar seu modelo de propriedade pela primeira vez em sua história. O presidente Florentino Pérez apresentou aos sócios, durante a assembleia anual realizada no último domingo, a proposta de criação de uma empresa que teria um acionista minoritário. No entanto, o controle da equipe espanhola continuaria com os quase 100 mil sócios do clube, já que o investimento corresponderia a apenas 5% das ações do clube.
O comandante do Real Madrid explicou que, durante o último ano, a diretoria da equipe estudou possibilidades para valorizar o time, mas sem abrir mão de sua tradição. Florentino Pérez ainda afirmou que os ‘Blancos’ não abrirão capital na bolsa e que qualquer investidor precisará estar de acordo com os valores do time.
“Vocês representam os sócios do Real Madrid, e isso acarreta uma grande responsabilidade. Agradeço o trabalho, a lealdade e o comprometimento. E também o carinho e o apoio que vocês me dão, que sempre senti. Este ano, vocês depositaram novamente a sua confiança em mim para continuar como presidente pelos próximos quatro anos. Desde que me tornei presidente do Real Madrid em 2000, há 25 anos, tenho trabalhado para garantir que este clube continue a ocupar o lugar que merece, dada a sua história e o que representa para milhões de pessoas”, disse Florentino Pérez, durante a Assembleia Geral.
Para que o novo modelo seja aprovado e entre em vigor, será convocada uma assembleia extraordinária com cerca de dois mil sócios. Eles irão decidir se a proposta será votada por todos os sócios maiores de idade e, assim, o processo poderá seguir.
Esse projeto é considerado controverso e inovador pela imprensa espanhola. Ao contrário da conversão para a Sociedade Anônima Desportiva (as SADs, semelhantes às SAFs do Brasil), como geralmente acontece com os times espanhóis, o Real Madrid teria um modelo no qual cada sócio terá apenas uma ação, com valor monetário e transmissível por gerações. A equipe ainda não anunciou outros detalhes do projeto.









































