OneFootball
·26 de dezembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·26 de dezembro de 2025
O Boxing Day é um dos dias mais movimentados no futebol inglês, mas, em 2025, apenas um jogo será disputado na Premier League.
O Manchester United enfrentará o Newcastle às 17h, em Old Trafford, pela 18ª rodada do Campeonato Inglês.
A diminuição das partidas neste dia se deve a dois fatores principais: compromissos comerciais da Premier League e as especificidades do calendário deste ano.
De acordo com os contratos de transmissão, 33 das 38 rodadas da competição devem ser realizadas nos fins de semana, o que significa que somente um jogo pode ocorrer nas sextas-feiras para dar mais destaque aos sábados e domingos.
Como o Boxing Day de 2025 ocorre em uma sexta-feira, ele automaticamente se classifica como uma rodada de fim de semana, limitando o número de jogos.
A expectativa é que a tradição de múltiplas partidas no dia retorne na próxima temporada, quando o Boxing Day cairá em um sábado, sem restrições contratuais.
Nas divisões inferiores do futebol inglês, no entanto, o Boxing Day será repleto, com a Championship, por exemplo, tendo 12 jogos programados para esta sexta-feira (26).
Na Premier League, o Arsenal lidera com 39 pontos, enquanto o Manchester City, com 37, e o Aston Villa, com 36 pontos, se mantêm numa disputa acirrada pelo segundo lugar.

O United, por sua vez, aparece na sétima colocação, com 26 pontos, três à frente do Newcastle, o 11º colocado.
O termo "Boxing Day" remonta ao final do século 19 e refere-se ao dia 26 de dezembro.
Celebrado no dia seguinte ao Natal, o Boxing Day é um feriado no Reino Unido e simboliza uma continuação das festividades natalinas, onde as pessoas costumam trocar presentes e aproveitar promoções nas lojas.
O evento se tornou uma importante tradição cultural no Reino Unido, também servindo como uma estratégia de marketing para a Premier League, que se destaca em meio à pausa de outras ligas para o Natal.
O nome tem várias teorias sobre sua origem, mas as mais comuns incluem:
Caixas de Natal
Uma das explicações é que, durante o período vitoriano, no século 19, era comum que os empregadores presenteassem seus empregados com "caixas".
Essas caixas eram abertas no dia seguinte ao Natal, daí o nome "Boxing Day", dia das caixas ou dia do "empacotamento", em traduções mais literais.
Caixas de caridade
Outra teoria sugere que as pessoas costumavam colocar doações em caixas nas igrejas para caridade durante as festividades natalinas.
Essas caixas eram abertas no dia de Santo Estêvão (26 de dezembro), e o dinheiro arrecadado era distribuído para os necessitados.
'Pós-Natal'
Com o passar do tempo, o Boxing Day também se tornou um dia em que as pessoas trocam presentes que não gostaram ou que não serviram durante o Natal, semelhante a um segundo dia de festividades.
Em muitos países que celebram o Boxing Day, como Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, o dia é marcado por grandes vendas e promoções nas lojas, semelhante ao Black Friday nos Estados Unidos, tornando-o um importante evento comercial no calendário.
📸 Carl Recine - 2025 Getty Images









































