oGol.com.br
·12 de dezembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·12 de dezembro de 2024
Uma das canções mais famosas da música brasileira se debruça a analisar o relacionamento entre pais e filhos. A letra em questão, imortalizada na voz de Renato Russo, do Legião Urbana, pode não refletir bem o relacionamento dos personagens aqui citados, mas ajuda a intitular a coincidência presente na partida desta quarta-feira, 11, entre Atlético de Madrid e Slovan Bratislava, pela Liga dos Campeões.
Não é tão comum, mas há bons relatos de pais e filhos atuando por um mesmo clube. Agora, o ineditismo fica por conta do seguinte cenário. Pai e filho de um lado x pai e filho do outro. Foi o que aconteceu na partida desta quarta. Pelo Atlético de Madrid, o técnico Diego Simeone e o atacante Giuliano Simeone. Já pelo Slovan Bratislava, o técnico Vladimir Weiss e seu filho homônimo.
Diego Simeone é técnico do Atlético de Madrid desde 2011 e Giuliano, seu filho mais novo, está pela primeira vez como parte do elenco principal da equipe colchonera após ser cria da base e emprestado a Real Zaragoza e Alavés. O jovem de 21 anos ganhou espaço no elenco principal nas últimas semanas e foi titular em nove de 17 jogos que disputou na temporada. Ele soma um gol e três assistências.
O jovem Simeone não conseguiu brilhar no jogo contra o Slovan Bratislava e viu seus parceiros de ataque, Julian Álvarez e Antoine Griezmann, marcarem os gols da vitória por 3 a 1. Ele atuou por 90 minutos.
“O clube não gastou dinheiro para comprar um filho. Não. Ele é um garoto que foi para as Olimpíadas e se saiu bem, e o treinador sentiu que ele tinha potencial para nos ajudar. É por isso que ele foi puxado para o time principal, e hoje ele está provando seu valor", disse Diego Simeone, que anos antes indicava ser difícil treinar o próprio filho. "Ele tem o que é preciso para jogar para mim, mas, infelizmente, nunca o terei. Não é fácil ter um filho no vestiário"
Do outro lado, o técnico Vladimir Weiss está no Slovan Bratislava desde a temporada 2020/21 e comandou a equipe no tricampeonato seguido da Liga Eslovaca. Antes disso, foi treinador da seleção da Geórgia entre 2016 e 2020 e da seleção da Eslováquia na Copa do Mundo de 2010. Seu currículo tem ao todo sete títulos do campeonato nacional eslovaco.
Quando o treinador chegou ao clube, seu filho, o atacante Vladimir Weiss (sim, o mesmo nome) estava na sua segunda temporada por lá. O ponta não é mais nenhum garoto e, aos 35 anos, construiu uma ampla carreira, com passagem por Manchester City, Rangers, Pescara, Olympiacos e depois Al-Gharafa.
No Slovan Bratislava, Weiss filho ajudou o pai nos últimos anos a conquistar três vezes a Liga e uma vez a Copa nacional. Capitão da equipe, ao todo, ele soma 131 jogos, com 33 gols e 17 assistências. O atacante tem sido titular na temporada, mas recuperado recentemente de lesão ficou no banco contra o Atlético de Madrid e entrou somente na reta final, sem contribuir. Realmente, uma curiosa coincidência.