Fala Galo
·17 de novembro de 2025
Erros defensivos custam caro, e Atlético é derrotado pelo Bragantino fora de casa

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·17 de novembro de 2025

Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
No fim da tarde deste domingo (16), em Bragança Paulista, o Atlético perdeu por 2 a 0 para o Bragantino. Lucas Barbosa e Gustavo Marques marcaram no segundo tempo. A derrota fez o clube mineiro cair para a décima posição, com 44 pontos. O Bragantino somou mais três pontos e subiu para o oitavo lugar, com 45. Foi a primeira vitória da equipe paulista sobre o Atlético desde a fusão com a Red Bull.
Mesmo às vésperas da final da CONMEBOL Sul-Americana, Jorge Sampaoli escalou força máxima. O treinador poupou apenas o volante Alexsander.
O início teve pressão do Bragantino na saída de bola, mas as primeiras chances foram atleticanas. Aos 13 minutos, Bernard cobrou escanteio, Rony desviou na primeira trave e obrigou Cleiton a se esticar para evitar o gol. O lance despertou o time, que passou a trabalhar melhor a bola e a controlar o meio-campo.
Na metade da etapa, o Atlético dominou as ações com passes curtos e aproximação constante. Dudu se movimentou por todos os setores e virou o principal escape ofensivo. Ao perceber o risco, Wagner Mancini recuou Hurtado para conter o camisa 92, o que empurrou o ataque alvinegro para o corredor central.
O Bragantino respondeu com velocidade. Jhon Jhon explorou o lado esquerdo e levou perigo em jogadas de transição. Aos 34 minutos, Hurtado cruzou na medida para Juninho Capixaba. O lateral subiu mais alto que a defesa e cabeceou para fora. Logo depois, Jhon Jhon achou Sasha livre na área. O atacante tentou uma cavadinha e mandou por cima.
O Atlético ainda buscou o gol, mas teve dificuldade para transformar o volume em finalizações limpas após a marcação se ajustar. As principais jogadas passaram por Dudu, que alternou arrancadas e tabelas, mas encontrou pouca brecha no setor direito.
O resumo do primeiro tempo foi de muita intensidade e equilíbrio. O Atlético mandou na partida até a primeira metade, concentrou as jogadas pelo lado esquerdo, buscou o gol, mas esbarrou no goleiro Cleiton.. O Bragantino reagiu com transições rápidas e levou perigo quando encaixou os movimentos pelo lado esquerdo. O placar zerado não refletiu o que foi visto em campo, mas explicou o equilíbrio entre um time que tentou comandar o jogo e outro que respondeu com velocidade e coragem para arriscar.
Para o segundo tempo, Jorge Sampaoli fez a primeira mudança. O treinador tirou Fausto Vera e colocou Alexsander para dar mais mobilidade ao meio-campo.
O Atlético voltou com iniciativa e criou duas chances seguidas. Aos 6 minutos, Hulk bateu falta com precisão no canto direito. Cleiton se esticou e desviou para escanteio. Na cobrança de Bernard, a bola sobrou para Dudu. O atacante finalizou firme, mas o goleiro apareceu de novo e evitou o gol.
O Bragantino respondeu rápido. Aos 8 minutos, Jhon Jhon cruzou para a área. Gustavo cabeceou para o meio e Alix Vinicius desviou por cima. No minuto seguinte, Jhon Jhon acelerou pela esquerda e encontrou Juninho Capixaba. O lateral bateu cruzado, e Lucas Barbosa completou para o gol, abrindo o placar em Bragança Paulista.
Aos 13 minutos, o Bragantino aproveitou outra falha do Atlético na bola aérea. Jhon Jhon levantou na área, Gustavo Marques subiu sozinho e cabeceou com precisão para ampliar o placar.
O Atlético tentou reduzir a desvantagem, ocupou o campo ofensivo e buscou espaços, mas esbarrou em decisões equivocadas no último terço. O Bragantino manteve a estratégia de acelerar nos erros alvinegros. Em nova arrancada, Jhon Jhon lançou Capixaba. O lateral cruzou para Sasha, que finalizou de primeira. Everson fez boa defesa e evitou o terceiro gol.
A situação do Atlético, que já era difícil com todos em campo, ficou ainda mais complicada na parte final da etapa. Igor Gomes deu carrinho perigoso em Fernando. O árbitro Marcelo de Lima Henrique mostrou cartão vermelho direto para o meia.
Sampaoli viu que a partida estava perdida, e decidiu descansar alguns jogadores, além de tentar mudar algo na partida, mas sem sucesso. Já o Bragantino, controlou o jogo e garantiu os três pontos em casa.
Agora, o Atlético terá semana cheia para se preparar para a final da Sul-Americana, neste sábado (22), contra o Lanús-ARG, no estádio Ueno Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O clube mineiro viaja para a capital paraguaia nesta quarta-feira (19).
Gols: Lucas Barbosa (aos 9 minutos do segundo tempo), Gustavo Marques (aos 13 do segundo tempo);
Posse de bola: Bragantino 51% x 49% Atlético;
Finalizações: Bragantino 18 x 9 Atlético;
Finalizações certas: Bragantino 5 x 4 Atlético;
Total de passes: Bragantino 404 x 339 Atlético;
Cartões amarelos: Gustavinho (aos 18 minutos do primeiro tempo); Alix Vinícius (aos 4 minutos do segundo tempo), Juninho Capixaba (aos 18 minutos do segundo tempo), Guilherme Arana (aos 21 minutos do segundo tempo), Jhon Jhon (aos 24 minutos do segundo tempo),
Cartão vermelho: Igor Gomes (29 minutos do segundo tempo).
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads |Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok









































