Gazeta Esportiva.com
·17 de janeiro de 2026
Especialista explica tratamento de choque feito por Neymar após cirurgia no joelho

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de janeiro de 2026

Na última quinta-feira, Neymar voltou a viralizar nas redes sociais. O motivo foi um vídeo publicado pelo jogador do Santos, em que seus amigos passam pelo mesmo tratamento que o craque vem fazendo no processo de recuperação após uma cirurgia no joelho esquerdo. O procedimento de choque que o camisa 10 vem fazendo aplica ondas de pressão mecânica sobre o tecido lesionado para estimular a regeneração e acelerar a recuperação dos atletas.
Especialista pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (Sonafe Brasil), Alexandre Alcaide deu detalhes sobre o procedimento.
“O tratamento por ondas de choque consiste na aplicação de ondas de pressão mecânica que estimulam o tecido-alvo. No caso do Neymar, o tratamento foi provavelmente direcionado ao menisco, local da lesão operada, possivelmente com sutura meniscal, com o objetivo de auxiliar na reparação e reduzir o tempo de imobilização”, explicou.
“O procedimento pode causar um leve desconforto, mas raramente é tão intenso. Em situações muito específicas, pode-se utilizar anestésico tópico, algo que acontece em menos de 1% dos casos”, completou.
Aos gritos, os amigos de Neymar demonstram muita dor ao realizarem o procedimento durante o vídeo publicado, o que intrigou os torcedores sobre o quão intenso o tratamento seria.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Alexandre Alcaide ainda ressaltou a importância de atletas recuperarem bem os tecidos lesionados para evitarem novas complicações após o retorno às atividades.
“Atletas de alto rendimento precisam que o tecido reparado suporte elevados níveis de estresse mecânico. O foco é otimizar essa regeneração para permitir um retorno seguro e competitivo às atividades”, concluiu.
Ao vivo









































