Estreia do Grêmio tem um grande nome para a torcida!
Jogo de estreia do Gauchão. Como sempre, temos que dar aquele cupom de desconto que é só o começo de tudo. Vale pro bom e pro ruim. Já aviso de início, como sempre.
A partida teve dois tempos bem diferentes. Acho até que o Luís Castro deve ter dado uma dura nos caras no intervalo. Voltaram bem diferente. Marcos Rocha que foi apagado no primeiro tempo, se soltou e isso ajudou o Roger a ir bem também, por exemplo.
Aliás, a melhor novidade foi Luis Castro usar guris como Tiaguinho e Roger. As duas melhores informações da noite.
Roger participou de três dos quatro gols do Grêmio (iniciou a jogada do primeiro, deu assistência do segundo e fez o dele no terceiro). Em tempo da direção indo buscar Tetê e Enamorado, apareceu bem demais. Tá colocando uma luz pro Luiz Castro que tem um talento surgindo ali. E olha que daquela leva de jogadores do Sub-17, era um dos menos badalados (pra quem pergunta, Mec foi expulso no Gauchão sub-20 e por segurança cumpriu suspensão neste jogo).
Tiaguinho foi a segunda melhor notícia. Jogando ao lado do Arthur, sem um primeiro volante clássico na frente da zaga. E foi bem. Deu sua primeira assistência no principal. Todo mundo imagina que ele pode ser um novo Arthur. Hoje, Castro colocou os dois e pode estar pensando em sair uma ideia nova de jogo.
William não começou jogando. Cristaldo foi o meia. Imagino que só questões físicas expliquem isso. O William entrou e mudou bastante o setor. E mesmo que tenha entrado como um meia de centro, na teoria, já que Arezo e Pavón seriam os pontas, o William caiu por todos os setores do meio. Ele recuou pra pegar bola, veio mais na direita, mais, na esquerda. Um padrão de movimentação completamente diferente do Cristaldo. Estamos falando de outro nível de jogador. Repito, só não é titular por questões físicas.
Dentre as estreias, Caio Paulista foi mais do que o Lucas Esteves em seu único jogo. Ninguém duvida que o Caio Paulista tem bola. Seu problema sempre foi manter a alta performance por onde passou. Não conseguiu no Palmeiras, não conseguiu no Galo. Muito embora um setorista do Galo tenha me dito que ele, mesmo mal, foi até melhor que o ano do Arana. Então, tem chance de um bom lateral ali.
Entre as surpresas está Arhtur. Não pelo seu futebol surreal. Ele repetiu isso. Não entendi ter jogado os 90 minutos. Digo mais, bem longe de fazer crise ou qualquer coisa do tipo, mas não entendi colocar time principal nessa partida. Com 8 dias de trabalho. Existem profissionais respeitados no clube que tem dados muito mais detalhados que a gente, mas de fora parece bem temerário.
Só que isso não é ponto negativo, ponto negativo foi a entrada do Aravena, que pouco agregou, o Riquelme que não conseguiu ajudar, do Pavón que até tentou bastante, mas não deu em muita coisa. Muito compreensível o novo técnico dar chance pra todo mundo. A questão é eu e você sabermos que as coisas seguem igual ao que estavam no ano passado.
Enfim, baita estreia. Como disse, com aquela dose de desconto necessária pra qualquer avaliação, boa ou ruim.