Zerozero
·04 de fevereiro de 2026
Estrela da Amadora exige ao Rio Ave 10 por cento da proposta recusada por André Luiz do Benfica

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·04 de fevereiro de 2026

O Estrela da Amadora está a exigir ao Rio Ave que lhe pague 10 por cento da proposta que os vila-condenses recusaram do Benfica pelo extremo André Luiz, antes de o terem vendido por menos de metade desse alegado valor ao Olympiacos.
A informação foi adiantada pelo Record e o zerozero está na condição de a confirmar. O conjunto tricolor apela que os rio-avistas respeitem o acordo de partilha de direitos económicos do extremo brasileiro, onde ficou previsto que o Estrela teria direito a 10 por cento de uma futura venda do atleta. Recorde-se que o Rio Ave comprou André Luiz ao Estrela na época passada por 2,2 milhões de euros.
O conjunto da Amadora está desagradado com o facto de o Rio Ave ter recusado uma proposta na ordem dos 12 milhões de euros por parte do Benfica por André Luiz, no decorrer deste mercado de inverno, considerando que este é um caso evidente de concorrência desleal. O Estrela alega o facto de o jogador ter sido vendido por um valor bastante menor - no caso, 6,75 milhões de euros - e para um clube, o Olympiacos, que é detido pela mesma pessoa, o grego Evangelos Marinakis.
Por isso mesmo, o Estrela apela que o Rio Ave pague 10 por cento da transferência recusada, onde recebia algo a rondar 1,2 milhões de euros, ao invés de 10 por cento da proposta efetivamente aceite, onde recebe «apenas» cerca de 675 mil euros.
Caso o Rio Ave não coopere, o Estrela da Amadora pretende avançar com o caso pela via judicial e está já informado da existência de jurisprudência da FIFA sobre esta matéria dos Multi Clubes, que se tem tornado cada vez mais frequente no futebol mundial.








































