Portal dos Dragões
·26 de dezembro de 2025
Eustáquio tem o seu futuro em discussão no FC Porto

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·26 de dezembro de 2025

A perda de protagonismo de Stephen Eustáquio ao longo desta época é evidente. Antes um dos titulares incontornáveis do FC Porto, o médio internacional pelo Canadá viu a sua presença em campo reduzir-se drasticamente na temporada 2025/26.
Na quinta época de azul e branco, o médio de 28 anos atravessa o período de menor utilização desde a sua chegada ao clube. Depois de ter somado 11 jogos na temporada inaugural no Dragão – ainda por empréstimo do Paços de Ferreira -, o camisola 6 completou as épocas seguintes com mais de 40 partidas cada uma.
As contratações de Victor Froholdt, Pablo Rosario e Gabri Veiga no último verão penalizaram o espaço que vinha ocupando. Neste momento, Stephen Eustáquio contabiliza apenas 14 jogos na presente temporada.
Há menos de um mês festejou a sua 150.ª aparição com a camisola portista, na vitória caseira frente ao Nice. Desde então foi titular na partida da Taça da Liga contra o Vitória SC e teve apenas alguns minutos frente ao Estoril, Malmö e Alverca.
Apesar do reduzido tempo de utilização e com o Mundial 2026 a aproximar-se (a disputar no Canadá, Estados Unidos da América e México), o internacional canadiano tem assumido um papel de relevo no balneário e no banco, em grande parte por ser um dos elementos mais antigos do plantel orientado por Francesco Farioli.
“O Eustáquio foi como meu adjunto, a falar e a apoiar … É difícil descrever a minha gratidão por ter estes jogadores, também pelos que jogam um pouco menos, pela forma como se comportam e ajudam a equipa a crescer e a ficar melhor todos os dias”, vincou o treinador italiano Farioli, após o desafio diante do Braga.
Em setembro, o próprio Eustáquio reconheceu que antecipava uma redução do seu tempo de jogo devido aos reforços do FC Porto. “O mercado de verão do FC Porto foi muito forte, o que fez com que eu baixasse as minhas expectativas pessoais e aumentasse as coletivas. É um pouco difícil, não quer dizer que esteja desmotivado – pelo contrário, estou bastante motivado”, afirmou então o médio canadiano.
Com a janela de transferências prestes a reabrir, recorde-se que Stephen Eustáquio chegou a ser hipótese de saída no último verão, com o Trabzonspor a ponderar avançar com uma proposta. Ainda assim, as exigências financeiras do FC Porto travaram essa operação, mantendo o jogador na Invicta.
Esta época, Eustáquio acumulou apenas 573 minutos com a camisola do FC Porto. O médio continua a tentar conquistar mais tempo de utilização sob o comando de Francesco Farioli, sobretudo por ser ano de Mundial. O estatuto de titular indiscutível que ocupa na seleção do Canadá, uma das equipas-sede do torneio, reforça a sua presença no elenco nacional, mas não exclui a hipótese de uma saída já em janeiro para procurar mais minutos.
O clube também pode encarar com interesse uma eventual transferência: Eustáquio tem contrato até junho de 2027 e ainda não foi iniciado um processo de renovação. Até 31 de janeiro poderão surgir novidades quanto ao futuro do médio de 28 anos.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo



































