Portal dos Dragões
·26 de dezembro de 2025
FC Porto quer manter vantagem no campeonato com reforços cirúrgicos em janeiro

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·26 de dezembro de 2025

A pouco menos de uma semana para a abertura oficial do mercado de janeiro, a SAD do FC Porto prossegue a tentativa de colmatar as necessidades imediatas do plantel azul e branco, com o objectivo de encarar com força as três competições em que a equipa de Francesco Farioli participa – sendo o título no campeonato a prioridade referida desde o início para 2025/2026.
Com a contratação do experiente Thiago Silva assegurada, destinada a suprimir a ausência forçada de Nehuén Pérez – submetido a cirurgia ao tendão de Aquiles e fora desta época -, André Villas-Boas e a equipa técnica voltam-se para a aquisição de um extremo que ofereça competição a Pepê, William Gomes e Borja Sainz até maio. O nome mais falado para essa posição é Oskar Pietuszewski, uma promessa polaca de 17 anos que tem demonstrado grande maturidade ao serviço do Jagiellonia Bialystok, destacando-se nas participações da sua equipa na Liga Conferência esta temporada.
O Jagiellonia aponta para uma exigência na ordem dos 10/11 milhões de euros para libertar a sua jovem figura, um valor que os responsáveis do FC Porto não parecem dispostos a satisfazer, sobretudo após um investimento superior a 100 milhões de euros no último defeso. Assim, qualquer reforço terá de ser criteriosamente avaliado e não por quantias elevadas.
Caso a operação não avance, a SAD tem alternativas em estudo, mas permanece a exigência de Francesco Farioli para a integração de mais um elemento capaz de elevar a qualidade naquela zona do terreno. No plantel constam Ángel Alarcón e Karamoh, porém ambos são hoje considerados insuficientes face às necessidades que o treinador italiano pretende colmatar.
A principal interrogação deste mercado para os azuis e brancos é se será contratado um substituto para Luuk de Jong, que sofreu uma lesão grave no joelho e ficará vários meses afastado. Com margem financeira reduzida após o último defeso, a chegada de mais um ponta de lança só se concretizará mediante uma oportunidade de mercado, preferencialmente um empréstimo que acrescente potencial e rivalize com Samu e Denis Gul. A decisão terá em conta as recomendações de Francesco Farioli, dado que o calendário se tornará exigente e existe sempre o risco de novas lesões ou castigos.
O FC Porto pretende prosseguir a onda de bons resultados e, se possível, ampliar a vantagem sobre Sporting e Benfica no campeonato. Está em equação a contratação de mais um médio para concorrer com Froholdt, mas essa solução implicaria a venda ou empréstimo de Tomás Pérez ou de Eustáquio, este último com menos protagonismo desde a chegada de Pablo Rosario. Uma certeza mantém-se: até ao fecho do mercado, o Dragão irá reforçar-se.









































