
Central do Timão
·30 de abril de 2025
Ex-auxiliar de Tite, Cléber Xavier relembra conquistas e recusa ao Corinthians em 2023

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·30 de abril de 2025
Cléber Xavier foi auxiliar de Tite por praticamente 20 anos, mas decidiu seguir carreira solo desde o ano passado. Contratado pelo Santos, ele falou sobre as passagens no Corinthians, com títulos relevantes, e relembrou a proposta recusada em 2023.
“Com certeza (mais orgulha). É o mais pesado. Dois brasileiros, uma Libertadores, um Mundial, duas Recopas, Libertadores que o clube não tinha ganhado, a forma que foram conquistados, o último time sul-americano a ganhar um campeonato mundial de clubes. Tem tudo isso, a relação, o ambiente criado e a forma de comandar. Temos uma gestão que chamamos de humanizada por respeitar o atleta e não expor ele”, disse o ex-auxiliar em entrevista ao Estadão.
Foto: Lucas Uebel/Getty Images
Uma das frustrações recentes da torcida do Corinthians foi a recusa de Tite para assumir o time, meses após ser demitido da Seleção Brasileira. O sentimento aumentou meses depois, quando a comissão assumiu o Flamengo, mesmo alegando que não trabalhariam no Brasil.
“Na época a gente estava indo para o Al-Hilal, já tinha tomado uma decisão quando o Corinthians veio conversar e a ideia não era trabalhar aqui no Brasil. O Corinthians estava em uma transição, estava saindo uma diretoria e entrando outra, era um momento complicado. Coincidiu de não irmos para o Al-Hilal e aparecer a do Flamengo logo em seguida” explicou.
“Vejo de forma natural a mágoa do torcedor. É interessante que tivemos três passagens no Corinthians. Em 2004, viemos para tirar o time do rebaixamento. A gente emenda 11 jogos sem perder e por um ponto não vai para a Libertadores. Aquilo, para a gente, foi uma conquista. Dentro de todas as passagens, para nós foram mais coisas boas. As coisas positivas suplantaram as negativas. Foram poucos momentos ruins e grandes momentos bons. E o que mais marcou foi a relação interna”, complementou.
Como citado, Cléber Xavier foi anunciado como novo treinador do Santos, sendo o primeiro trabalho do profissional como técnico efetivo. Ele se junta de outros integrantes da comissão de Tite, como Matheus Bachi e Fábio Mahseredjian, auxiliar e preparador físico, respectivamente.
Veja mais:
Ao vivo