Ex-Flamengo, João Gomes anuncia instituto para ajudar pessoas com disfluência | OneFootball

Ex-Flamengo, João Gomes anuncia instituto para ajudar pessoas com disfluência | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·24 de novembro de 2025

Ex-Flamengo, João Gomes anuncia instituto para ajudar pessoas com disfluência

Imagem do artigo:Ex-Flamengo, João Gomes anuncia instituto para ajudar pessoas com disfluência

Cria do Flamengo, João Gomes anunciou a criação de seu instituto para ajudar pessoas com disfluência, mais conhecida como gagueira. Em vídeo publicado no Instagram, o jogador do Wolves revelou que deseja mudar o olhar da sociedade sobre o distúrbio da fala.

O atleta afirmou que a condição sempre o acompanhou, mas nunca o impediu de realizar seus objetivos e de se relacionar com seus companheiros de equipe. Após diversos pedidos de pessoas que possuem a mesma dificuldade, o volante decidiu criar o projeto social.


Vídeos OneFootball


"O Instituto João Gomes nasce como uma resposta educativa, tanto para as pessoas que têm dificuldade para falar, quanto para as que têm dificuldade para ouvir. Isso é muito importante e não é valorizado. Também para fortalecer crianças e adolescentes inseguros de si, com uma capacidade enorme de se expressar, mas que muitas das vezes têm timidez, vergonha ou insegurança. E principalmente para mostrar que todo mundo pode se expressar do seu jeito", disse o Cria do Flamengo.

"Vamos falar sobre comunicação, emoção e autoconhecimento. Quando a gente consegue entender o poder da própria voz, nada pode nos parar. Esse é o grande objetivo desse Instituto: colher frutos, não hoje, não daqui a um ano, mas em um futuro que eu creio que será brilhante e principalmente mais compreensível, rumo a uma sociedade melhor. Conto com a ajuda e com a compreensão de todos vocês. Espero que seja um projeto abençoado e que dê tudo certo", concluiu João Gomes.

Flamengo pode faturar bolada com possível venda de João Gomes ao Manchester United

Apesar da má fase do Wolves, João Gomes está na mira do Manchester United para janeiro de 2026. Segundo o portal "Trivela", as negociações pelo jogador avançaram nos últimos dias, e o acordo pode ser fechado em torno de 50 milhões de euros (R$ 306 milhões).

Com isso, o Flamengo pode lucrar uma quantia significativa com a venda do volante. Quando vendeu o atleta em 2023, o Mengão manteve 10% de uma futura transferência do Cria da Gávea. Além disso, o clube tem direito a 4% do montante total da negociação devido ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa.

Caso João Gomes seja negociado por 50 milhões de euros, o Rubro-Negro pode faturar cerca de R$ 42,9 milhões - caso as tratativas sejam sacramentadas pelos valores projetados.

Imagem do artigo:Ex-Flamengo, João Gomes anuncia instituto para ajudar pessoas com disfluência

João Gomes durante partida do Wolves - Foto: Judit Cartiel/Getty Images

Principal candidato ao rebaixamento na Premier League 2025/2026, o Wolves amarga a lanterna da competição. Com apenas dois pontos conquistados em 12 rodadas, o time ainda não venceu no campeonato.

Em sua quarta temporada na Inglaterra, João Gomes segue sendo peça crucial da equipe, com 15 jogos disputados e uma assistência na atual campanha. O ex-Flamengo tem contrato com o clube até 30 de junho de 2030, com cláusula de renovação por mais um ano.

Saiba mais sobre o veículo