Ex-jogador detona técnico finalista da Libertadores pelo Flamengo: “Não tinha tática” | OneFootball

Ex-jogador detona técnico finalista da Libertadores pelo Flamengo: “Não tinha tática” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·17 de fevereiro de 2026

Ex-jogador detona técnico finalista da Libertadores pelo Flamengo: “Não tinha tática”

Imagem do artigo:Ex-jogador detona técnico finalista da Libertadores pelo Flamengo: “Não tinha tática”

Ex-meia Wagner criticou a forma de trabalho de Renato Gaúcho, ex-Flamengo


O Flamengo quase conquistou o tricampeonato da Libertadores em 2021, quando o time então comandado por Renato Gaúcho chegou à final, mas acabou com a segunda posição. A campanha foi na base da motivação e com pouca tática. Pelo menos, é assim que o treinador trabalha, de acordo com o ex-jogador Wagner.

Ele é mais de chamar o jogador e conversar. Ele organiza o vestiário, mas tática não tinha. A gente meio que se juntava e dizia: ‘pessoal, ele pediu isso aqui, mas vamos fazer de outro jeito’. Era mais ou menos assim”, disse Wagner, em entrevista ao programa ‘HGPlay’.


Vídeos OneFootball


ONDE WAGNER TRABALHOU COM RENATO GAÚCHO?

Renato Gaúcho comandou Wagner em 2014, pelo Fluminense. Porém, nos bastidores do Flamengo em 2021, relatos garantem que o treinador segue da mesma maneira até os dias atuais. Pessoas que vivem o dia a dia da comissão técnica do ex-atacante entendem que o auxiliar Alexandre Mendes é o responsável por ‘comandar a equipe’ de verdade.

COMO FOI RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO?

Pelo Flamengo, Renato Gaúcho até foi longe nas competições, mas não conseguiu levantar títulos. Anunciado no meio de 2021, no lugar de Rogério Ceni, o ex-atacante caiu nas semifinais da Copa do Brasil para o Athletico-PR, foi segundo na Libertadores contra o Palmeiras e também na mesma posição no Brasileirão, que teve o Atlético-MG como campeão.

QUAIS OS NÚMEROS DE RENATO GAÚCHO NO FLAMENGO?

Mesmo bastante criticado e sem títulos no Flamengo, Renato Gaúcho conseguiu bom aproveitamento com o Mais Querido. Foram 37 jogos à frente do time, com 24 vitórias conquistadas, 8 empates e somente 5 derrotas. Ou seja, 72,8%, acima, por exemplo, de Dorival Júnior, campeão da Libertadores em 2022, que saiu com 66,7%.

Saiba mais sobre o veículo