Papo na Colina
·05 de janeiro de 2026
Ex-jogador do Vasco ajuda clube europeu em investida por titular

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·05 de janeiro de 2026

O mercado da bola segue agitado nos bastidores de São Januário e uma negociação internacional envolvendo um titular absoluto ganha novos contornos. O Vasco da Gama está ciente do forte interesse do Besiktas, da Turquia, na contratação do lateral-esquerdo Lucas Piton. No entanto, para que o negócio saia do campo das sondagens e vire uma proposta oficial, existe um obstáculo financeiro e uma “ajuda” especial de um velho conhecido da torcida.
Segundo informações apuradas pelo jornalista Carlos Berbert (com colaboração de Matheus Giuberti e Rodrigo Silvério) e confirmadas por Venê Casagrande, o Vasco avalia que a quantia ideal para negociar seu defensor seria de 7 milhões de euros (pouco mais de R$ 44,5 milhões na cotação atual).
Porém, o Besiktas não concorda em pagar esse valor integralmente. Os dirigentes turcos, que retomaram os trabalhos neste último domingo (04/01) e discutiram o tema em um jantar, tentam convencer o Cruz-Maltino a alcançar um acordo por uma quantia menor para, só então, formalizar a proposta oficial.
Para ter certeza do investimento, o Besiktas recorreu a um “espião” de luxo. Os dirigentes entraram em contato com o volante Souza, cria da base do Vasco e que defendeu o clube turco entre 2020 e 2023. O jogador, que chegou a ser companheiro de Piton no Rio, passou referências “extremamente positivas” sobre o atleta. Vale ressaltar que Souza não atua como empresário na negociação, servindo apenas como fonte de consulta devido ao bom relacionamento com ambas as partes.
Piton não é o único alvo. Ele é um dos três candidatos para a posição no time de Istambul, disputando a preferência com Jaouen Hadjam e Lautaro Blanco. Embora o staff do jogador garanta que ainda não há oferta na mesa, o interesse é persistente e já ocorreu em janelas anteriores.

Lucas Piton segue com mercado na Europa – Foto: Luiz Erbes/AGIF
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































