Esporte News Mundo
·17 de outubro de 2025
Ex-técnico de Paquetá deve assumir seleção em situação delicada

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·17 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Com apenas um ponto em quatro jogos pelas Eliminatórias Europeias, a Suécia está perto de acertar com o substituto de Jon Dahl Tomasson. Segundo a imprensa europeia, o técnico inglês Graham Potter deve assumir o cargo, inicialmente em um contrato curto.
O acordo entre a Federação Sueca e o técnico está sendo finalizado para que ele assuma os nórdicos nas duas últimas partidas das eliminatórias e em uma repescagem. Isso seria uma volta ao futebol depois de um mês depois de ser demitido do West Ham.
Potter conhece bem o futebol sueco por conta de seu longo trabalho com o Ostersund. O inglês assumiu o clube das montanhas com a equipe nas divisões inferiores, lebou para a primeira divisão sueca, venceu uma das copas do país e levou a equipe a uma inédita campanha na Liga Europa, que acabou com uma vitória histórica sobre o Arsenal de Arsene Wenger. Além disso, ele ainda tem uma casa no país e é fluentemente no idioma sueco.
Publicidade
Graham Potter durante partida do West Ham (Foto: Justin Setterfield/Getty Images)
Ele vai assinar inicialmente um contrato curto com o país, mas que pode ser renovado caso os suecos se classifiquem para a próxima Copa do Mundo. Para isso, a Suécia precisa vencer seus dois últimos jogos.
Caso assuma o comando, Potter vai suceder o dinamarquês Jon Dahl Tomasson, que foi o primeiro técnico da história a ser demitido da seleção do país. O ex-atacante é ídolo do maior rival, assumiu o cargo em fevereiro do ano passado e começou bem no cargo, apesar de ter perdido três dos quatro primeiros amistosos no comando. No entanto, ele reverteu isso com uma campanha forte na Liga das Nações, que viu a Suécia ser promovida em primeiro para a Liga B.
No entanto, a Suécia não faz uma boa campanha nas Eliminatórias Europeias até agora, somando apenas um ponto até agora. Os suecos ocupam a lanterna do Grupo B após duas derrotas para o Kosovo e uma para a Suíça, mas ainda têm chances de ir para a repescagem por conta da boa campanha na Liga das Nações