Arena Rubro-Negra
·12 de dezembro de 2025
Fábio Mota avalia reunião na CBF como positiva e defende mudanças no Brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsArena Rubro-Negra
·12 de dezembro de 2025

Fábio Mota, presidente do Vitória, valiou como positiva a reunião do Conselho Técnico do Brasileirão. O encontro aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
De volta a Salvador, o dirigente comentou os principais pontos discutidos com o presidente da CBF, Samir Xaud, e ressaltou que o encontro foi importante para avanços estruturais da competição.
Segundo Fábio, a ampliação das rodadas permitidas para transferência interna de jogadores foi um dos temas mais relevantes do encontro. O limite anterior era de seis jogos e agora foi aumentado para 12.
Mota destaca que a mudança traz mais flexibilidade ao campeonato. “Foi um encontro importante, principalmente a questão do aumento de rodadas para se fazer transferência porque saiu de seis para 12. O campeonato estava muito engessado e isso foi muito positivo”, afirmou.
Outro ponto debatido foi o uso de gramados sintéticos. Os clubes pediram que a CBF não aprove novas instalações desse tipo até a reunião técnica de 2026 e sugeriram a criação de uma comissão formada por jogadores para contribuir na avaliação do tema.
Fábio Mota reforçou a posição do Vitória. “Com relação ao gramado, o Vitória já se posicionou que é a favor do gramado natural”.
Outra questão debatida é a quantidade de times que caem da Série A para a Série B. O número atual é de quatro equipes, mas há uma proposta de redução para três.
Fábio Mota afirma que é favorável a essa redução. Um campeonato para o tamanho do Brasil, da quinta maior liga do mundo, não pode ter 20% de rebaixamento de um ano para o outro. É bom se rever e foi fundamental ter debatido esse assunto para que a gente possa evoluir para os próximos anos”.









































