MundoBola Flamengo
·30 de outubro de 2025
'Facilidade' do Palmeiras virou combustível para o Flamengo contra Racing; entenda

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30 de outubro de 2025

O Flamengo empatou com o Racing no El Cilindro e chegou em mais uma final de Libertadores. No entanto, antes da bola rolar, muitas pessoas da mídia colocavam a tarefa do Palmeiras, na outra semifinal, como mais "fácil". O Fla só precisava de um empate (como fez) para se classificar à final, enquanto o time paulista entra em campo nesta quinta (30) tendo de reverter um 3 a 0 da LDU.
Segundo informação do jornalista Diogo Dantas, essas falas dos jornalistas em relação à facilidade de cada um dos times mexeu com o elenco do Flamengo. Isso, logo antes do duelo contra o Racing, serviu de combustível no vestiário.
O principal argumento de quem dava essa opinião era de que o Flamengo teria uma missão mais difícil por encarar um “clima de guerra” na Argentina. Já o Palmeiras, mesmo com um 3 a 0 contra no placar, jogaria em casa. Lembrando que os paulistas convivem com um tabu de jamais ter vencido no Allianz Parque um jogo de semifinal de Libertadores.
Essa análise foi vista como "simplista" internamente no Flamengo e gerou incômodo. Para o grupo de jogadores, não fazia sentido desconsiderar a vantagem de 1 a 0 construída no Maracanã nem a qualidade técnica da equipe. No El Cilindro, o Rubro-Negro provou sua qualidade e segurou o ímpeto dos argentinos, inclusive, sendo melhor em boa parte do jogo.
Dois dessas figuras da mídia que apostaram no Palmeiras, mais do que o Flamengo, foram ex-jogadores. Rafael Sóbis e Zé Elias compartilharam tal opinião. A análise dos dois se baseava praticamente na mesma coisa: o clima hostil de Avellaneda.
O ex-atacante não apenas apontou uma trajetória mais simples para o Palmeiras, como também cravou que o time alviverde enfrentaria o Racing na decisão.
Ao tentar justificar sua previsão controversa, Sóbis analisou o cenário do Flamengo na Argentina. Segundo ele, o Rubro-Negro teve dificuldades no Maracanã e construiu uma vantagem “curta”. Mesmo assim, o comentarista contrariou seu próprio argumento ao dizer que o desafio do Flamengo seria maior que o do Palmeiras, que precisa reverter um 3 a 0 em casa (um placar claramente mais complicado).
Além disso, Sóbis citou a tradição, alegando que o Racing teria mais peso internacional que a LDU. Porém, esse argumento não se sustenta: ambos possuem um título da Libertadores, mas o clube equatoriano soma ainda duas conquistas da Sul-Americana, enquanto os argentinos têm apenas uma.
"O Palmeiras tem mais condições de virar do que o Flamengo de se classificar. O Flamengo sofreu muito no primeiro jogo, e os times argentinos são peculiares. Lá é muito difícil de jogar. Esse 1 a 0 ficou curto. O Palmeiras tem mais chances, por ter sintético e pegar um time que não tem tanta tradição. O Palmeiras, fazendo um gol ali no 1º tempo, tem totais condições de se classificar. E eles acreditam muito, eu percebo isso. A montanha do Flamengo é bem mais difícil. O Flamengo joga muito bem com a bola, mas na Argentina o jogo é outro", disse Sóbis.
Já Zé Elias, o confronto do Flamengo contra o Racing é mais “indigesto”. Ele disse que, mesmo vindo de atuações ruins, o Palmeiras “não fará mais um jogo ruim consecutivo”.
Curiosamente, o ex-atacante adota dois pesos e duas medidas. Enquanto vê o Palmeiras imune à má fase (mesmo precisando reverter um 3 a 0 diante da LDU), sua análise sobre o Flamengo é bem diferente.
Segundo ele, o Mengão enfrentaria um verdadeiro clima de guerra na Argentina e não vive seu melhor momento técnico. Na visão do comentarista, esses fatores, somados à ausência de Pedro e à rivalidade entre brasileiros e argentinos, colocariam o Rubro-Negro em situação mais delicada que o rival paulista.
"O Flamengo vai enfrentar uma guerra, embora tenha um resultado positivo, mas vai enfrentar uma guerra. Então eu acho que é isso. É a rivalidade Brasil x Argentina, o treinador incentivando a torcida, tacando fogo no estádio. E o time do Flamengo não vem jogando muito bem. E ainda com a ausência do seu principal artilheiro, eu acho que o Felipe Luiz vai ter que ajustar um pouquinho mais o time para não ser surpreendido. E é a rivalidade Brasil x Argentina, o bicho pega", disparou Zé Elias.
O Flamengo está na final e veremos nesta quinta (30) se de fato a tarefa do Palmeiras era mais fácil. Os paulistas entram em campo contra a LDU, no Allianz Parque, às 21h30 (horário de Brasília).









































