MundoBola Flamengo
·06 de agosto de 2025
Falando de Tática aponta estratégia para Flamengo vencer Atlético-MG

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·06 de agosto de 2025
O Flamengo precisa vencer fora de casa para se classificar para as quartas de final da Copa de Brasil. O jogo acontece às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV.
Se depender do analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, a estratégia está pronta. Filipe Luís certamente já tem o plano de jogo na cabeça, e o analista espera que seja parecido com os seus pensamentos.
"Ao colocar três jogadores nessa linha por trás do Hulk, dá para estabelecer uma vantagem. Você manipula esses encaixes. É importante colocar os jogadores nesses intervalos para gerar dúvida. Pode até fazer o Jorginho virar homem livre, o que é um grande negócio. Sem espaço, ele já faz um estrago", aponta.
Apontando estratégias para que o Flamengo vença o Atlético-MG, Raphael mostra uma série de vantagens que podem ser construídas.
"Uma movimentação interessante. É muito importante que o Ortiz conduza para atrair o Igor Gomes, ou o Gabriel Menino. Abre espaço para o Jorginho, que é muito capaz de achar um passe, achar a melhor decisão. Trabalhar para deixar ele livre", alerta.
Para o analista, o Flamengo precisa de livre se quiser se sair bem na criação.
"O Allan também pode arrastar o Igor Gomes para dentro e achar espaço para o Ortiz achar o passe direto para o Plata. É importante que o Allan sirva de isca para o Jorginho ficar livre e ser o cara a tomar a melhor decisão", aponta.
Além disso, também é fundamental aproveitar Gustavo Scarpa.
"Varela baixa em apoio para atrair o Scarpa, abre espaço nas costas dele. Atrai o Alonso, manda nas costas dele, Plata chega em vantagem e pode achar o Pedro", diz.
Samuel Lino pode tirar vantagens disso. O ponta, inclusive, precisa ser muito acionado pelo Flamengo.
"Jorginho pode arrastar o Gabriel Menino para o Ortiz achar o Arrascaeta. Outra situação é com o Flamengo pesando os lados do campo. Pesa esse lado do Samuel Lino. A marcação do Atlético-MG é individual. Você tem um contexto de uma diagonal longa para o Samuel Lino. Flamengo tem que aproveitar o Scarpa. Não é um lateral de ofício e não vai marcar tão bem assim", conclui. Veja a análise completa abaixo.
Ao vivo