Portal dos Dragões
·15 de setembro de 2025
FC Porto líder isolado mais de três anos depois

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·15 de setembro de 2025
Pela primeira vez desde o término da época 2021/22, quando Sérgio Conceição conduziu o clube ao título, o FC Porto ocupa, ao fim da 5.ª jornada da Liga Betclic, a liderança em solitário e sem qualquer asterisco. Mesmo em momentos em que os dragões surgiram empatados no topo nos últimos três anos, nunca tinham retomado a condição de 1.º classificado sem reservas como agora.
No fecho da ronda anterior, após o triunfo em Alvalade (2-1) frente ao Sporting, a equipa de Francesco Farioli aparecia sozinha no comando, mas com uma ressalva: o jogo Rio Ave-Benfica, referente à 1.ª jornada, tinha sido adiado para proteger os encarnados na altura em que disputavam a qualificação para a fase de grupos da Champions.
Com o empate do Benfica diante do Santa Clara (1-1), na sexta-feira, e o triunfo portista sobre o Nacional (1-0), anteontem, essa ressalva deixou de existir. Ficou também claro que, na próxima jornada, se os azuis e brancos vencerem em Vila do Conde manter-se-ão líderes isolados independentemente do encaixe de calendário que, quatro dias depois, colocará o Benfica em deslocação ao Rio Ave.
Ao longo deste período, o FC Porto partilhou o topo por várias ocasiões, mas é provável que a lembrança mais marcante para os adeptos seja a 17.ª jornada de 2024/25: então, com os mesmos 40 pontos que o Sporting, a equipa orientada por Vítor Bruno não aproveitou o empate dos leões em Guimarães (4-4) nem a derrota do Benfica com o Sp. Braga (1-2) e acabou por cair para o 2.º lugar após perder na Choupana com o Nacional (0-2).
Ao vivo