Portal dos Dragões
·31 de agosto de 2025
FC Porto perdeu com o Famalicão no jogo de apresentação da equipa feminina no Estádio do Dragão

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·31 de agosto de 2025
As vencedoras do título nacional da Terceira Divisão apresentaram-se no Estádio do Dragão perante 14.501 adeptos do FC Porto, que assistiram à partida em que as comandadas de Daniel Chaves, prestes a estrearem-se no segundo escalão do futebol nacional, perderam com o primeiro-divisionário Famalicão (0-1).
No balneário, e depois de ouvir André Villas-Boas desejar ao grupo “uma grande época”, e sob o olhar atento de Francesco Farioli, que recebeu uma ovação mal foi identificado pelas câmaras, Daniel Chaves alinhou de início com cinco reforços – Lara Filipe, Eliza Turner, Angeline da Costa, Maria Ferreira e Lara Perruca – e assistiu a um canto olímpico que ficou a escassos centímetros de entrar, caso um corte providencial não tivesse evitado o golo.
Em evidência pelas laterais, tal como Lara Perruca, Maria Ferreira rematou à baliza minhota aos 37 minutos, com o lance travado pelo braço de uma adversária dentro da área sem consequências, antes de Bárbara Gomes protagonizar duas defesas nos instantes finais da primeira parte que mantiveram o empate ao intervalo.
Com as equipas recuadas aos balneários, regressaram ao relvado as formações B e as equipas de sub-19, sub-17, sub-15, sub-13, sub-11 e sub-9 femininas, que se apresentaram aos adeptos e receberam o calor de quem acompanha tanto o presente como o futuro do Clube.
Cora Brendle substituiu Bárbara Gomes no início da segunda parte; o Famalicão adiantou-se no marcador aos 50 minutos, Lara Perruca respondeu de imediato com um remate ao poste lateral e a guarda-redes norte-americana brilhou pouco depois ao defender uma grande penalidade, para alegria dos espectadores no Estádio.
Daniel Chaves recorreu a Adriana Semedo e Maria Negrão para substituir Cristina Ferreira e Catarina Pereira, e o Famalicão ficou reduzido a dez jogadoras a vinte minutos do fim. Entraram depois Alice Reto por Mariana Queirós, seguidas por Verónica Khudyakova, Matilde Vaz, Marta Rodrigues, Raquel Cunha, Beatriz Amorim e Inês Oliveira, que encontrou Verónica Khudyakova no coração da área e viu o cabeceamento da avançada sair a centímetros do poste, desfecho semelhante ao do remate de Beatriz Amorim já em tempo de compensação.