MundoBola Flamengo
·24 de novembro de 2025
Ferj define Carioca 2026 mais enxuto e Flamengo conhece adversários

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 de novembro de 2025

O caminho do Flamengo em busca do 40º título estadual já está traçado. Em Conselho Arbitral realizado nesta segunda-feira (24), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), ficou definido o regulamento do Campeonato Carioca de 2026.
A principal novidade é a reformulação do calendário. O torneio será mais curto, com apenas 10 datas, e a grande decisão será disputada em jogo único no Maracanã.
A medida atende a uma diretriz da CBF para 2026, buscando evitar o desgaste excessivo das equipes que disputam múltiplas competições. Para o Mais Querido, que em 2025 já ultrapassou a marca de 70 partidas na temporada, a redução é vista como um passo importante para a preservação física do elenco.
O novo modelo divide os 12 participantes em dois grupos (A e B). A dinâmica da primeira fase prevê o cruzamento entre as chaves. Ou seja, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B.
O Flamengo está no Grupo B, ao lado de Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu. Isso significa que, na fase de classificação, o Rubro-Negro enfrentará os integrantes do Grupo A, que conta com Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu.
Confira o sistema de disputa:
A estreia da competição está prevista para o dia 14 de janeiro, mas o calendário ainda pode sofrer ajustes dependendo da situação de Botafogo e Fluminense, caso precisem disputar a Pré-Libertadores.
Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro de 2026 terá início logo em seguida, no dia 28 de janeiro, o que fará com que o Estadual ocorra majoritariamente nos fins de semana e o Brasileirão nos meios de semana.
Uma regra importante definida no Arbitral impacta diretamente o planejamento da comissão técnica de Filipe Luís. A Ferj autorizou o uso de equipes alternativas, reservas ou os Garotos do Ninho, nas três primeiras rodadas.
Após esse período, os clubes são obrigados a escalar seus times principais, sob pena de perda de cotas de TV. Essa janela inicial pode ser fundamental para estender a pré-temporada do elenco principal, visando um ano fisicamente exigente.
Segundo o "ge", embora os valores exatos ainda não tenham sido divulgados, a Ferj confirmou uma mudança no modelo financeiro. A premiação seguirá uma lógica semelhante à da Copa do Brasil: quanto mais o clube avança, mais ele fatura.
"A gente acha que com essa normatização, com o campeonato sendo realizado dessa forma, os clubes têm um objetivo maior que é ganhar cada vez mais dinheiro. Então eles jogam o campeonato com mais força", explicou Marcelo Vianna, vice-presidente da Ferj.
Atual campeão após superar o Fluminense na última decisão, o Flamengo entrará em 2026 defendendo a hegemonia no Rio de Janeiro, agora em um formato "tiro curto" que promete menos desgaste e mais emoção a cada rodada.
Ao vivo









































