Gazeta Esportiva.com
·07 de janeiro de 2026
FIFA apresenta inovações com IA para ajudar até nos lances de impedimento na Copa

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·07 de janeiro de 2026

A FIFA anunciou, em parceria com a Lenovo, uma série de tecnologias impulsionadas por inteligência artificial que serão utilizadas nos preparativos da Copa do Mundo de 2026, que terá 48 seleções. As novidades foram apresentadas no Lenovo Tech World, durante o CES em Las Vegas.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Entre os destaques está o Football AI Pro, uma plataforma de análise baseada em IA que oferecerá às equipes recursos avançados para estudos pré e pós-jogo, democratizando o acesso a dados que antes dependiam de grandes investimentos. O sistema processa milhões de pontos de dados para gerar relatórios em texto, vídeo e gráficos, com suporte a múltiplos idiomas.
Outra inovação são os avatares 3D dos jogadores, criados por escaneamento digital em segundos. Essa tecnologia aprimora a detecção semiautomatizada de impedimentos e será integrada às transmissões, oferecendo imagens realistas das decisões de arbitragem.
Além disso, a FIFA lançará uma versão atualizada das câmeras com perspectiva dos árbitros, agora com imagens mais nítidas graças à IA, aumentando a transparência e a experiência dos torcedores.
Segundo Gianni Infantino, presidente da FIFA, a Copa de 2026 será “o maior espetáculo da história”, com 104 jogos e bilhões de espectadores.
Ao vivo









































