Esporte News Mundo
·06 de janeiro de 2026
‘Incentivo’ milionário da Copa do Mundo de Clubes ainda não foi pago ao Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·06 de janeiro de 2026

O Flamengo ainda não recebeu a cota de R$ 1 milhão prometida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os valores servem como incentivo à promoção do turismo da cidade durante a Copa do Mundo de Clubes, disputada entre junho e julho de 2025.
No início de dezembro, o Flamengo contestou a necessidade da emissão de nota fiscal como condição da transação. A carta assinada pelo diretor geral Paulo Dutra diz que a condição “ignora não apenas a natureza de associação civil sem fins lucrativos do clube, como, também, o fato de se tratar de recurso não vinculado de imposto”.
Em resposta ao ge, o Governo explicaram o motivo do Flamengo não ter recebido o valor. Botafogo e Fluminense, outros cariocas que disputaram a Copa do Mundo de Clubes, foram contemplados com a quantia em outubro.
“A Secretaria de Estado de Turismo informa que todos os pagamentos do Governo do Estado dependem do cumprimento das exigências legais, incluindo a emissão de nota fiscal, conforme contrato assinado.
Fluminense e Botafogo optaram por executar o projeto por meio de empresas contratadas, cumpriram integralmente os trâmites legais exigidos e, por isso, já tiveram os recursos repassados.
No caso do Flamengo, após o questionamento do clube sobre a necessidade de emissão de nota fiscal, o processo foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE), para análise do enquadramento tributário, e segue dentro do prazo legal.”
A Secretaria de Turismo do Governo deu apoio financeiro. Cada clube fez uma casa associada à sua marca nos EUA para receber torcedores, colocar produtos à venda, entre outras ações.
A equipe comandada por Filipe Luís se classificou de forma tranquila para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes e fez história ao vencer o Chelsea por 3 a 1. No mata-mata, o Flamengo acabou eliminado pelo Bayern de Munique. Ao todo, o Rubro-Negro ganhou 27,7 milhões de dólares (cerca de R$ 153,1 milhões).









































