Coluna do Fla
·09 de outubro de 2025
FIFA concede autorização que complica vida do Palmeiras no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·09 de outubro de 2025
Após o escândalo envolvendo o jogo São Paulo 2×3 Palmeiras, o time derrotado solicitou o áudio do VAR do lance de pênalti claro não marcado. Porém, de acordo com o protocolo, o diálogo só é liberado se houver revisão no lance, que não foi o caso. No entanto, a CBF recebeu uma autorização da FIFA que muda o cenário.
A entidade máxima do futebol nacional informou, nesta quarta-feira (08), “um avanço marcante na transparência da arbitragem”. A CBF explicou que consultou à FIFA e já tem o ok para liberar os áudios de todos os lances, mesmo os sem revisão.
“A medida posiciona a CBF como pioneira mundial na divulgação ampla de conteúdo do árbitro assistente de vídeo. A entidade já era a única federação nacional a publicar os áudios de todos os lances com revisão formal no monitor. Com essa nova permissão, a CBF passa a incluir também lances relevantes sem revisão na cabine, reforçando seu compromisso com a transparência e a confiança no futebol brasileiro”, informou a CBF.
Depois do jogo de domingo (05), o São Paulo solicitou os áudios do VAR do jogo do Palmeiras. Contudo, as conversas não poderiam ser repassadas, de acordo com o antigo protocolo. No entanto, após a autorização da FIFA à CBF, o cenário mudou.
Assim sendo, fica a expectativa para a divulgação dos áudios de Ramon Abatti Abel. Afinal, o juiz deixou de dar pênalti claro para o São Paulo contra o Palmeiras. Além disso, não expulsou Andreas Pereira, nem Gustavo Gómez, que deram entradas duras nos adversários.