Gazeta Esportiva.com
·10 de dezembro de 2025
Filipe Luís analisa partida contra Cruz Azul e compara vitória do Flamengo a duelo do Mundial de 2019

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de dezembro de 2025

Em sua estreia no Campeonato Intercontinental de 2025, Filipe Luís comandou o Flamengo na vitória por 2 a 1 contra o Cruz Azul, do México, pelo Dérbi das Américas. Os dois gols rubro-negros foram marcados por Arrascaeta.
Durante a entrevista coletiva após o jogo, Filipe analisou o adversário e o desempenho do Flamengo, que teve um segundo tempo superior ao primeiro. O treinador também comparou a partida ao Mundial de 2019, quando o clube enfrentou o Al-Hilal na semifinal e venceu por 3 a 1.
“É uma equipe com muita qualidade. São dois times com uma proposta muito parecida. Eles arriscaram mais, até o ponto de nos dar, entre aspas, um gol, pelo risco excessivo que eles correram na saída de bola. Nosso time sofreu. Os dois times são times que estão acostumados a jogar e propor com a bola no pé. Fizemos alguns ajustes e a partir daí nos encontramos em um terreno que nos sentimos confortáveis”, disse o comandante.
“No segundo tempo, dominamos o jogo, fizemos eles correrem atrás da bola e conseguimos o gol de forma merecida. Me lembrou 2019, aquele jogo contra o Al-Hilaal. Primeiro tempo muito difícil e depois o segundo tempo muito bom”, completou.
Sobre as dificuldades de adaptação, o técnico do Flamengo comentou o gramado e a bola usada no torneio, afirmando que o elenco precisará se ajustar para minimizar erros.
“Cada jogo é um jogo. Os jogadores estão em adaptação com o gramado, que é muito rápido, e com a bola, que é muito lisa e escapa muito. Vemos vários erros simples de domínio e de passe que os jogadores não costumam fazer. Esse gramado é parecido com o gramado que tem no Corinthians e no Beira-Rio, os melhores gramados do Brasil. Esse gramado aqui é europeu. Mas eu sinto (que o problema) é mais com a bola. Vamos tentar fazer treinamentos para que os jogadores possam se adaptar mais rápido à essa situação”, disse.
Agora, o Flamengo se prepara para enfrentar neste sábado, às 14h (de Brasília), em Doha, o Pyramids, que venceu o Al-Ahlid por 3 a 1 em setembro.
“Normalmente eu estudo o adversário a partir de amanhã, falando especificamente do Pyramids. Mas para uma equipe ganhar do al-ahli de 3 a 1 é porque é uma equipe forte. Já pedi informações para os meus analistas e eles falaram que é um time que tem um poder ofensivo muito forte. Então, não temos dúvidas que para ser semifinalista do Intercontinental tem que ser uma equipe muito forte”, afirmou Filipe Luís.









































