Coluna do Fla
·16 de maio de 2025
Filipe Luís aprova Rodrigo Caio no Flamengo e enumera diferenciais de novo auxiliar técnico

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·16 de maio de 2025
Ídolo da história recente do Flamengo, Rodrigo Caio retornou ao clube como auxiliar técnico. Atual treinador do Rubro-Negro e amigo do ex-zagueiro, Filipe Luís se mostrou feliz com a contratação de Rodrigo e, além disso, enumerou as qualidades do profissional.
— Primeiro agradecer o Daniel Alegria que estava comigo desde o começo no sub-17. Me acompanhou nessa trajetória e ajudou muito, mas eu entendia que precisava de uma mudança. Comentei com o Boto e em um perfil diferente. Como vocês bem imaginam eu e Boto conversamos todos os dias durante horas, horas e horas. É um cara que ama falar de futebol e estar com os treinadores com quem trabalhou, eu também gosto de perguntar coisas a ele, sou inquieto. Ele até liga para outros treinadores para eu perguntar coisas de tática, nos ajudamos muito e ele me deu a opinião e alguns nomes para completar essa vaga -, disse Filipe Luís, nessa quinta-feira (15), antes de continuar:
— Quando escutei o nome do Rodrigo (Caio) aprovei na hora porque conheço a pessoa, o caráter e o profissional que ele pode ser. Ainda é novo, tem muito a aprender e veio para somar na parte do clube. Estamos felizes com a chegada, é um impacto grande, os jogadores respeitam muito uma pessoa íntegra como o Rodrigo e com a história que ele tem. E, sim, está ajudando também nas bolas paradas junto com o Marcinho, nossos analistas. As jogadas foram preparadas e treinadas, às vezes saem os gols, às vezes não. Também fizemos gols com o Alegria. Sentia que precisava dessa troca e o importante é agradecer ele aqui -, finalizou, em entrevista após a vitória do Flamengo sobre a LDU (EQU), pela Libertadores.
Rodrigo Caio fez história no Flamengo de 2019 a 2023, ganhando 11 títulos: duas Libertadores, dois Brasileirões, uma Recopa, uma Copa do Brasil, duas Supercopas e três Cariocas. Em 2024, o então zagueiro foi contratado pelo Grêmio, mas pouco atuou, ao ponto de ser ‘rebaixado’ para o Grêmio B. No time principal, foram apenas cinco partidas.
Em 2025, Rodrigo Caio entrou no radar de times das Série B do Brasileirão, como Criciúma e Athletic-MG. Porém, o ex-zagueiro não se encantou com os projetos e acabou pendurando as chuteiras aos 31 anos. Com a Licença B em mãos, aceitou a proposta do Flamengo para trabalhar com o ex-companheiro Filipe Luís na comissão técnica.
Com Rodrigo Caio como auxiliar, o Flamengo volta a campo no domingo (18), quando encara o Botafogo, pela nona rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, com cobertura total do Coluna do Fla TV, ao vivo, no YouTube.