Filipe Luís celebra vitória com mental sobrecarregado, admite problemas, mas elogia espírito competitivo | OneFootball

Filipe Luís celebra vitória com mental sobrecarregado, admite problemas, mas elogia espírito competitivo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·29 de setembro de 2025

Filipe Luís celebra vitória com mental sobrecarregado, admite problemas, mas elogia espírito competitivo

Imagem do artigo:Filipe Luís celebra vitória com mental sobrecarregado, admite problemas, mas elogia espírito competitivo

O Flamengo conquistou uma vitória importante sobre o Corinthians, neste domingo (28), e Filipe Luís celebrou bastante o resultado em um jogo difícil. O Rubro-Negro foi muito mal no primeiro tempo e poderia ter perdido o duelo ali, algo que o treinador teve humildade de reconhecer na coletiva de imprensa. No entanto, a equipe se encontrou e virou o jogo.

O Corinthians, mesmo muito melhor no primeiro tempo, não teve competência para abrir o placar e ainda viu Yuri Alberto desperdiçar pênalti de cavadinha. O atacante se redimiu e abriu o placar no início da etapa final, mas viu Arrascaeta e Luiz Araújo virarem. Após o duelo, Filipe Luís admitiu a dificuldade inicial da equipe na parte defensiva.


Vídeos OneFootball


"Começo de jogo difícil para a gente. Subimos a marcação, mas eles acabaram saindo. Às vezes por tabela, por vantagem qualitativa, por drible. E isso nosso time correr para trás. Não controlamos bem a profundidade, fomos muito mal nesses primeiros 30 minutos controlando a profundidade, e era o que eles estavam explorando", analisou Filipe Luís.

Na visão do treinador, essa dificuldade de controlar a profundidade do jogo também decorre da falta de treinos. Com um calendário absolutamente apertado, o Flamengo tem sofrido com a frequência de jogos — e Filipe Luís vê o impacto disso no futebol em campo.

"Há o fato de nosso time ter controlado muito mal a profundidade, pelo excesso de jogos que temos. Não temos tempo para treinar, esses comportamentos se perdem. Então, sempre que temos tempo, temos que voltar a treinar esses comportamentos. É uma coisa que a gente vem perdendo, tanto no ataque quanto na defesa", avaliou.

Filipe Luís reconhece superioridade do Corinthians

Ao abordar o primeiro tempo em si, Filipe Luís reconheceu que o Flamengo foi muito mal e ficou abaixo do nível apresentado pelo adversário. O time teve dificuldades em conter a pressão lá na frente, segundo o técnico, algo que gerou um efeito cascata e resultou em muitos erros individuais.

"Vocês sabem melhor do que eu, o Corinthians foi muito superior a nós em todas as fases do jogo. Essa frustração que gerava, em não poder recuperar a bola, transmitia para a posse. Era uma posse ruim, com erros técnicos, com erros individuais, por estar com a perna pesada, por esse desgaste, por essa frustração de correr para trás", disse.

Na visão de Filipe Luís, porém, o Flamengo igualou as coisas na reta final do primeiro tempo. E ainda levou um gol no início do segundo, mas já com uma postura diferente em campo e a certeza de que as coisas não estavam tão difíceis.

"A partir do momento que a gente corrigiu, os jogadores começaram a controlar melhor o jogo. Tivemos mais controle, a bola, e fomos nos últimos 10, 15 minutos do primeiro tempo, muito melhores do que começamos. No começo do segundo tempo, tomamos um gol, mesmo com esse ajuste. Mas já se via outro tipo de competitividade dos jogadores, outro tipo de postura", pontuou.

Apesar de reconhecer a má atuação no primeiro tempo, o técnico do Flamengo fez questão de ressaltar que vê como natural certa oscilação entre os jogos. Filipe Luís destacou que o Rubro-Negro dominou vários outros jogos, mas não conseguiu exercer superioridade na primeira etapa deste domingo.

"Cada jogo é diferente. Já tivemos muitos jogos onde fizemos dois tempos bons, dominamos e até goleamos. E há outros jogos, em que jogamos pior que os adversários — que nos colocam em situações. E também jogam, o adversário tem qualidade, tem suas armas. Jogar aqui na arena não é fácil", destacou Filipe Luís.

Filipe Luís rebate questões sobre físico do Flamengo

Por fim, o técnico do Flamengo também ressaltou o desgaste do time após a suada classificação na Libertadores, sobre o Estudiantes, nos pênaltis. Afinal de contas, o Rubro-Negro saiu de Buenos Aires direto para São Paulo, em uma sequência fora de casa que naturalmente pesou o desgaste físico dos jogadores.

"Sabíamos que teríamos nossas chances, também tivemos nos últimos 10 minutos do primeiro tempo. E assim foi no segundo tempo: chegamos com bastante volume e criamos as chances para vencer um jogo muito difícil, depois de uma carga mental muito grande da Libertadores. Com pênaltis, dois dias de viagens. A vitória é fantástica", afirmou.

Filipe Luís até usou esse argumento para rebater teses de queda física do Flamengo, algo comum de se ouvir após certas derrotas. Para o treinador, porém, as dificuldades normalmente têm muito mais a ver com o nível e as armas do adversário do que propriamente por demérito do Rubro-Negro.

"Depois de viagem, jogo muito intenso contra o Estudiantes, vir jogar aqui dois dias depois, praticamente sem descanso, não é fácil. Mesmo assim, o time sofreu no começo, mas depois competiu e viu que fisicamente sobrou até o fim. Muitas vezes, quando o time cai, falam: 'Parte física'. Mas, muitas vezes, não. O adversário joga, te coloca em situações, muda o sistema. O treinador age, como hoje agimos. O futebol é, como diria um treinador que tive, um organismo vivo", disse.

Com ao triunfo sobre o Corinthians, o Flamengo abre quatro pontos para o Cruzeiro, segundo no Brasileirão. E, na próxima rodada, um enfrenta o outro. Nesta quinta, o time de Belo Horizonte visita o Rubro-Negro, no Maracanã, a partir de 20h30 (horário de Brasília).

Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.

Saiba mais sobre o veículo